quarta-feira, 16 de março de 2016

Café Com Letras – revista de literatura, Abril 2016, n.º 1


“Café Com Letras” – revista de literatura, Abril 2016, n.º 1

«O dia em que assinalamos o nascimento da Revista “Café com letras”. Não é que tenha sido um parto fácil, pois implica dedicação, empenho, abdicação e uma intensa colaboração de todos quantos figuram e contribuem para o projecto. Trata-se, sim, da concretização de uma ideia que implica uma visão de alcance amplo: não apenas o panorama nacional, no qual existem já várias publicações de grande qualidade e mérito, mas também de alcance mais abrangente e que contém uma dose de risco assinalável: a da própria lusofonia.

O que nos une (e nos diferencia simultaneamente)? A língua e o modo como através dela e nela construímos a nossa identidade. E também a nossa cultura comum. Dizê-lo não nos remete, de forma alguma, para uma afirmação de uma identidade monolítica, mas antes de um património rico e antigo que encontra o seu lastro na própria história comum, uma história que também se constrói pelos afectos.

Língua e história são “territórios” que confinam, se interseccionam, tangenciam ou talvez tudo isso seja simultâneo. E ainda bem! Hoje, mais do que nunca, é importante reconhecermo-nos nessas diferenças que nos desafiam, ao invés de nos afastar, que nos convocam ao debate e nos convidam à leitura e à reflexão.  Realidade compósita, a língua -referindo-me aqui à língua materna, a portuguesa – é o solo do nosso pensamento e as suas raízes são múltiplas e férteis, cada vez mais fundas, à medida da própria tradição.

Não há projecto que vingue sem voo nem risco, sem ousadia. Ele é provocador porque se constrói ao arrepio do que se vai fazendo e que, pouco a pouco, vai desfazendo a massa crítica, o pensamento, a resistência. E esta ousadia é contagiante, pois os que nos acarinham, nos lêem e nos apoiam sentem bem o quão imprescindíveis são, nesta rede de partilha – não apenas social e essa também é importante – de ideias, de debate e reflexão sobre temas da actualidade. E não nos referimos apenas à literatura, mas igualmente do pensamento, nas suas mais diversificadas variantes: política, social, estética, etc. O futuro nos dirá se esta forma de tactear o nosso próprio tempo terá valido ou não a pena. Por ora, só o presente, talvez efémero, mas sempre glorioso.

Título: Café com letras
Directora: Maria João Cantinho
Director-Adjunto: João Oliveira Duarte
Capa: Joana Almeida
Paginação: Joana Almeida
Revisão: Rita Gomes
Colaboradores Permanentes: Filipa Melo (Escritora, crítica, diretora da revista “Epicur”), António Cabrita (Escritor, Poeta e argumentista), Ana Raquel Fernandes (Professora e ensaísta), João Morales (Jornalista), Maria João Cabrita (Ensaísta e investigadora), Marta Soares (Investigadora e ensaísta), Cláudia Lucas Chéu (Poeta, Argumentista), Mário Santos (Jornalista e crítico), Maria da Conceição Caleiro (Escritora e Crítica), Samuel Pimenta (Escritor e jornalista); Fotografia: Inês Lourenço

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário