terça-feira, 29 de março de 2016

Estágio Turismo Rural e Ambiental

Relatório de estágio


Chego ao fim do meu estágio na Livraria “Traga-Mundos” com duração de um mês e meio. (15/02/2016 – 30/03/2016)
Neste período de estágio tive duas propostas de trabalho distintas, mas ambas com o mesmo objetivo: A PROMOÇAO DA REGIAO DE TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO. Propostas estas que foram sugeridas pelo Senhor António Alberto Alves proprietário da Livraria e meu tutor durante este curto percurso.
A primeira foi entrar em contacto com todas as juntas de freguesia e municípios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, e solicitar informação turística (folhetos, guias, passeios pedestres, etc.) e publicações editadas ou apoiadas pelos mesmos (monografias, livros, poesias, etc.), para que se pudesse disponibilizar a maior informação possível sobre as Freguesias e Concelhos aos clientes e turistas da Livraria “Traga-Mundos”. De modo a melhor promover a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Dos 26 municípios, o primeiro a atender o nosso pedido foi Alfândega da Fé, seguido de Boticas, Santa Marta de Penaguião e Torre de Mocorvo. Ao cabo de cerca de um mês procedi a uma segunda abordagem através de contacto telefónico dirigindo-me aos Municípios que ainda não tinha tido qualquer resposta. O resultado foi positivo, continuando á espera da informação solicitada.
Respetivamente às 423 Juntas de Freguesia, as respostas foram escassas. Por falta de informação de contactos telefónicos das mesmas, não consegui entrar em contacto com grande parte delas, contudo, ainda tive respostas positivas de algumas.

Na segunda proposta de trabalho fiz o levantamento de todos os estabelecimentos de Turismo Rural na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer autores e/ou obras da nossa Região em várias línguas – espanhol, inglês, alemão, francês, etc. Tal como na primeira proposta o objetivo é poder promover Trás-os-Montes e Alto Douro.
Consegui obter o contacto de 208 empreendimentos turísticos em espaço rural, com uma resposta positiva da Casa do Morgadio da Calçada em Provesende, Concelho de Sabrosa.
 
É com orgulho que finalizo o estágio do Curso de Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, não pelos resultados obtidos mas sim pela experiencia que ganhei ao longo deste mês e meio, onde fiz de tudo um pouco neste espaço que acolhe “vinhos e livros, coisas e loisas” do Douro, chamado Livraria Traga-Mundos.

Obrigada Senhor António!


 Daniela Alves Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário