quinta-feira, 4 de abril de 2013

Marranos e judeus-novos de Trás-os-Montes


“Marranos em Trás-os-Montes, Judeus-Novos na Diáspora – O Caso de Sambade”
 de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães

Sambade é uma aldeia de Trás-os-Montes, ao Norte de Portugal. No século XVII albergava uma laboriosa comunidade de cristãos-novos que tornavam florescente a indústria de tecidos de linho, lã e seda, comunidade que foi desmantelada pela Inquisição em uma verdadeira operação de limpeza étnica. Fugidos de Sambade, os marranos fizeram-se judeus novos e na diáspora ajudaram à construção do mundo moderno.
Em França, como professor da universidade de Paris e renomado investigador do Centro de Estudos Espaciais, Jacques Blamont apresenta-se como descendente direto de uma das famílias fugidas de Sambade há 400 quase anos.
Em Vancouver, Canadá, o famoso arquiteto Richard Henriques, no museu que construiu de sua família, reclama a herança dessa gente que de Trás-os-Montes partiu e foi dar vida a chãos da Jamaica e outras terras das Índias Ocidentais.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os seguintes títulos: “Os Isidros – a epopeia de uma família de cristão-novos de Torre de Moncorvo” de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães, “Os Judeus no Noroeste da Península Ibérica” de João Domingos Gomes Sanches, “Sabores Judaicos – Trás-os-Montes” de Graça Sá-Fernandes e Naomi Calvão, fotografias de Valter Vinagre]

Sem comentários:

Enviar um comentário