terça-feira, 2 de abril de 2013

Histórias infantis de tradição oral


“A mala vazia e algumas histórias de tradição oral”
de Alexandre Parafita, ilustrações de Pedro Serapicos

A mala vazia e algumas histórias de tradição oral. Reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens, estas histórias convidam todos, especialmente os mais pequenos, a uma leitura interessada e aprazível. Algumas trazem ainda o eco de antigas canções pastoris e canções de berço. Um eco que liga as crianças de hoje à memória das crianças de sempre. São histórias de ler e de ouvir. Histórias de dizer a brincar. De contar e recontar. Histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar.

«Este livro, com notáveis ilustrações da autoria de Pedro Serapicos, surge na continuidade de outros de Alexandre Parafita dirigidos à infância e à juventude, constituindo um conjunto de histórias contadas em verso que atravessam um imaginário tradicional tão caro a este autor, reconhecido, nacional e internacionalmente, pelos contributos que tem dado no âmbito da investigação que desenvolve em literatura oral tradicional no Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa.
Em «A mala vazia» encontramos três grandes linhas de força merecedoras de atenção especial, sendo elas a dicotomia entre a fantasia e a realidade na construção do texto poético, a referência a valores e a utopias e a persistente e sempre necessária divulgação de uma cultura popular enquanto parte integrante da nossa matriz civilizacional.» [Pompeu Miguel Martins, em Poetas e Trovadores, Abril/Junho003]

Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

[também os seguintes títulos de Alexandre Parafita:"Histórias de Natal contadas em verso" ilustrações Bruno Pereira, "Branca Flor, o príncipe e o demónio" ilustrou Pedro Morais, "Vou Morar No Arco-Íris" ilustrações de Pedro Pires, "Balada das Sete Fadas" ilustrações de Miguel Gabriel, "As Três Touquinhas Brancas" ilustrações de Jorge Miguel, "Contos de Animais com Manhas de Gente" ilustrações de Eunice Rosado, “Magalhães nos olhos de um menino” de Alexandre Parafita e Simone de Fátima Gonçalves, ilustrações de Rui Pedro Lourenço; “Antropologia da Comunicação – ritos, mitos, mitologias”, "Património Imaterial do Douro” - Vol. I e Vol. II", "Os Provérbios e a Cultura Popular", "A Mitologia dos Mouros", "Antologia de Contos Populares" Vol. II, "O Maravilhoso Popular", "A Comunicação e Literatura Popular"]

Sem comentários:

Enviar um comentário