quinta-feira, 7 de março de 2013

Plantas aromáticas e &.


“Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais – composição e aplicações” de A. Proença da Cunha, Odete Rodrigues Roque, Maria Teresa Nogueira

«O livro didáctico, “Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais – Composição e Aplicações”, pretende dar, em língua portuguesa, uma informação credível e actualizada que possa interessar não só aos estudantes do ensino superior, como aos profissionais desta área científica.

Sempre as plantas aromáticas e os óleos essenciais interessaram a cosmética, a perfumaria e às indústrias agro-alimentares, mas nas últimas décadas, o empenho pelo melhor conhecimento das plantas aromáticas e dos seus óleos essenciais resultou em reais benefícios para o bem-estar e saúde, obtidos com o seu emprego. Com efeito, principalmente nos cuidados primários de saúde, os produtos dietéticos, os medicamentos à base de plantas aromáticas e os óleos essenciais, principalmente pela aromaterapia, vieram justificar o grande desenvolvimento, que tem tido esta área do conhecimento.

De destacar, a nível universitário, o elevado número de Cursos que incluem o estudo de plantas aromáticas, os seus óleos essenciais e outros produtos aromáticos delas obtidos, para além da existência de diversos Núcleos de Investigação, com prestígio internacional, que no nosso País trabalham nesta área.

Os autores querem ainda fazer uma referência ao contributo positivo que esta obra pode também dar aos profissionais de saúde que necessitem de informações sobre o emprego destes produtos.

Trata-se de um livro estruturado em duas partes. A primeira compreende cinco capítulos que pretendem informar sobre obtenção, actividade biológica, constituição química, controle de qualidade das plantas e dos seus óleos essenciais e aromaterapia. A segunda parte inclui as plantas aromáticas usadas na terapêutica e para a extracção de óleos essenciais, de concretos e de absolutos, com indicação de muitas outras plantas aromáticas com elas relacionadas, que não sendo de emprego imediato pela indústria têm estudos sobre a sua composição e utilização. Para cada planta indica-se o nome científico, origem, habitat, nomes vernáculos de Portugal e do Brasil, constituintes da planta e do óleo essencial, respectivas utilizações e bibliografia de apoio.
As fotografias que ilustram a obra são originais, obtidas, na sua maioria pelos Autores, tendo as restantes a indicação da sua origem, a quem desde já agradecemos.

O livro inclui, ainda, o prefácio elaborado por José Manuel Gonçalves Barroso, Professor Catedrático do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a quem os autores agradecem.

Agradecem, igualmente, à Fundação Calouste Gulbenkian nas pessoas do Sr. Dr. Manuel Carmelo Rosa, digníssimo Director do Serviço de Educação e Bolsas e da sua colaboradora Mestra Dr.ª Maria Teresa Correia a inclusão desta obra na série de Manuais Universitários do Plano de Edições da F. C. G.» [Apresentação]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os títulos: “Plantas Aromáticas em Portugal – caracterização e utilizações” de A. Proença da Cunha, José Alves Ribeiro, Odete Rodrigues Roque, “Culturas e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas” de A. Proença da Cunha, Odete Rodrigues Roque, Natália Gaspar, “Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia” de A. Proença da Cunha, Alda Pereira da Silva, Odete Rodrigues Roque, “Plantas na Terapêutica Farmacologia e Ensaios Clínicos” de A. Proença da Cunha, Frederico Teixeira, Alda Pereira da Silva, Odete Rodrigues Roque, “Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa – constituintes, controlo, farmacologia e utilização” de A. Proença da Cunha, Odete Rodrigues Roque, “Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia” de A. Proença da Cunha, Alda Pereira da Silva, Odete Rodrigues Roque, Eunice Cunha, “Artes de Cura e Espanta-Males – espólio de medicina popular recolhido por Michel Giacometti” Ana Gomes de Almeida, Ana Paula Guimarães, Miguel Magalhães (coords.), “Medicina Popular – ensaio de antropologia médica” de António Fontes e João Gomes Sanches]

Sem comentários:

Enviar um comentário