domingo, 17 de março de 2013

Autobiografia de um mirandês


Apresentação do livro “Instantes de Uma Vida: autobiografia” do mirandês João Pedro Luís
dia 19 de Março de 2013 (terça-feira), pelas 18h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


O livro será apresentado pela Prof.ª Dr.ª Olinda Santana, Professora Associada c/ Agregação no Departamento de Letras, Artes e Comunicação e Coordenadora do Ciclo Cultural da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, autora dum estudo introdutório da autobiografia: “Instantes de Uma Vida”.

«A autobiografia de João Pedro Luís é um exemplo paradigmático de escrita popular. O escrevente registou a sua biografia, para que esta servisse de testemunho e de exemplo para as gerações mais novas da superação da adversidade. No “Capítulo 1 - A Vida de um jovem nos anos 50”, afirmou: “Nestes escritos, quero contar e deixar em registo a minha vida”.
Nos primeiros capítulos (“Capítulos 1 a 7”), relatou a sua vida de criança e de adolescente numa aldeia mirandesa (Aldeia Nova) com episódios mais alegres, pueris, tais como: as brincadeiras, os jogos, as festas comunitárias, os passeios a Espanha, e outros mais trágicos, como por exemplo, o falecimento da sua mãe, quando este tinha apenas 15 anos. Referiu ainda toda a sua trajetória profissional, todas as ocupações que teve, bem como a sua vida amorosa, os namoros, o noivado, o casamento, o nascimento da sua filha. Um dos episódios mais marcantes da “Autobiografia” do João Pedro Luís é, sem sombra de dúvida, o relato circunstanciado das várias doenças graves sofridas pela sua esposa, Isaltina Rodrigues, e o seu precoce passamento com pouco mais de quarenta anos. A escrita para o autor serviu, durante mais de 16 anos, de catarse, de alívio às amarguras, ao desespero e, sobretudo, à impotência perante a adversidade.
Nos capítulos finais da obra, mostra o apreço pelo património natural e cultural de Aldeia Nova e da sua envolvente (o Castro de S. João das Arribas), menciona a sua participação cívica e política no lugar de Aldeia Nova e na cidade de Miranda.
O escrevente trata da mesma forma temas pessoais, ambientais e até políticos, para mostrar ao seu leitor quais são os fios condutores da sua existência. Tenta em certos textos transmitir os ensinamentos que a vida lhe apontou, por exemplo, nos textos: “O Mundo da minha vivença”, “O que penso da minha origem”, “Gostaria de…”.
A obra finaliza com a disponibilização de documentos pessoais ilustrativos do percurso vivencial de João Pedro Luís.»

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a livraria Traga-Mundos e o Ciclo Cultural da UTAD. [www.cicloculturalutad.blogspot.com]


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 1 a 20 de Março de 2013: exposição de escultura de Maurício Penha;
- dia 17 de Março de 2013 (domingo): passeio pedestre por Lagoa Trekking;
- dia 19 de Março de 2013 (terça-feira), pelas 18h00: apresentação do livro “Instantes de Uma Vida: autobiografia” de João Pedro Luís;
- de 22 de Março a 9 de Abril de 2013: exposição de fotografia de Maurício Penha;
- dia 24 de Março de 2013 (domingo), pelas 15h00: I.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro;
- dia 7 de Abril de 2013 (domingo), pelas 15h00: IV.º Encontro Livreiro, Livraria Culsete, Setúbal.

Sem comentários:

Enviar um comentário