sexta-feira, 8 de março de 2013

I.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro


I.º Encontro Livreiro
de Trás-os-Montes e Alto Douro
dia 24 de Março de 2013 (domingo), pelas 15h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


«A escrita, o livro, a leitura: um mundo! Vasto e complexo mundo! Quem encontrarei disponível para me acompanhar num breve olhar sobre ele?
Mundo habitado. O olhar encontra imediatamente os escritores e os leitores. Depois, entre a escrita e o livro, está o editor com o seu trabalho emérito. Entre o livro e a leitura estou eu, o livreiro. O escritor publica a escrita, o editor publica o livro, o livreiro “publica” a leitura
Manuel Medeiros, o Livreiro Velho (da livraria Culsete, Setúbal)


Car@s amig@s livreiros
de Trás-os-Montes e Alto Douro

No mês de Novembro de 2011 nasceu em Vila Real um novo espaço comercial, cuja actividade principal será de livraria: Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro – Património Mundial.
A Traga-Mundos está situada na Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28, na zona histórica da cidade e entre comércio tradicional, no espaço onde durante muitos anos esteve a Livraria Setentrião, e «queremos construir uma referência quando se pensa na região de Trás-os-Montes, nomeadamente do Alto Douro Vinhateiro, seus autores e cultura, vinhos e tradições, produtos e artesanato...».
[para mais informações ver www.traga-mundos.blogspot.com e página Traga-Mundos no Facebook]

A 25 de Março de 2012, a Traga-Mundos participou no III.º Encontro Livreiro em Setúbal, organizado pela livraria Culsete.
«Acontecendo assim no último domingo de Março e aqui em Setúbal, já por três vezes e em três anos consecutivos, o Encontro Livreiro pode e deve considerar-se instituído ou implantado entre as Gentes do Livro, assim justamente designadas.
Gentes do Livro é uma designação adequada para abrir o Encontro Livreiro à participação de todos quantos se reconhecem, de um ou outro modo, no culto do livro.
O Encontro Livreiro é simplesmente um movimento de aproximação entre quem, vivendo e trabalhando no meio dos livros, já percebeu que não faz sentido, hoje mais do que nunca, andarmos a esforçar-nos cada um por si, numa guerra que só pode ser vencida em comum, lado a lado. Se é que se pretende merecer que o livro continue a ser uma das mais ricas potencialidades criadas pelo homem civilizado para progredir em direcção a todas as suas utopias e ambições e conseguir que, trabalhando com ele e para ele, se vão colhendo bons proveitos e justos proventos.» [ver www.istonaoficaassim.blogspot.com]

Seguindo os mesmos princípios e objectivos, a Traga-Mundos vem por este meio convidar os car@s coleg@s para o I.º Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, a realizar-se no dia 24 de Março, domingo, pelas 15h00, no espaço da Traga-Mundos em Vila Real.
Nesta primeira realização, iremos privilegiar o encontro de livreiros que possuam uma livraria nesta região, para nos conhecermos melhor, partilharmos experiências e expectativas, procurarmos colaborações e parcerias – antecedendo o IV.º Encontro Livreiro, a realizar no próximo dia 7 de Abril, como habitualmente, num domingo, pelas 15h00, na livraria Culsete, em Setúbal.

Na expectativa de um acolhimento positivo e de uma participação empenhada, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
António Alberto Alves

 Próximos eventos:
- de 1 a 20 de Março de 2013: exposição de escultura de Maurício Penha;
- dia 15 de Março de 2013 (sexta-feira): apresentação do livro de poesia “A Árvore” de Bruno M.B. Rodrigues;
- dia 17 de Março de 2013 (domingo): passeio pedestre por Lagoa Trekking;
- dia 19 de Março de 2013 (terça-feira), pelas 18h00: apresentação do livro “Instantes de Uma Vida: autobiografia” de João Pedro Luís;
- de 22 de Março a 9 de Abril de 2013: exposição de fotografia de Maurício Penha;
- dia 7 de Abril de 2013 (domingo), pelas 15h00: IV.º Encontro Livreiro, Livraria Culsete, Setúbal.

Sem comentários:

Enviar um comentário