segunda-feira, 25 de junho de 2012

Turismo Rural em tempo de neo-ruralidades


A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro de Vila Real, no seguimento do 3º TURCHAVES – CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE TURISMO: “Turismo e alimentação”, foi convidada para estar presente com uma exposição-venda de artesanato e obras relacionadas com a temática no VIII CITURDES: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TURISMO RURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL“TURISMO RURAL EM TEMPO DE NEORURALIDADES” nos dias 25, 26 e 27 de Junho de 2012, no Pólo da UTAD em Chaves (Portugal).

«A 8ª edição do CITURDES tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo em contextos de pós-ruralidades ou neo-ruralidades, segundo as perspetivas teóricas adotadas. Nestes novos contextos, os turistas encontram-se não apenas com os velhos residentes rurais, mas também com novos habitantes neorurais, recém-chegados, retornados ou outros que se deslocam ao rural na procura do que imaginam ser uma melhor qualidade de vida. Esta translocalidade, que questiona a falsa e simplista dicotomia rural/urbano, é especialmente relevante quando falamos de turismo rural e desenvolvimento sustentável, pois observa-se uma mistura complexa de agentes sociais que estão a reconstruir e resinificar os tradicionalmente chamados espaços rurais.

O VIII CITURDES é um bom momento para avaliar estas problemáticas e também as políticas de apoio ao turismo rural em diferentes partes do mundo, e para comparar as transformações operadas em contextos de diversidade sociocultural, geopolítica e económica, especialmente em Ibero América. O Congresso tem como objetivo criar um espaço de encontro de académicos e investigadores, na sua maior parte ibero-americanos, e também de propiciar o contacto com a realidade rurbana do interior Norte de Portugal e da Galiza.  
O Congresso terá lugar nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves (ver http://www.esechaves.pt/ ) e oferece um programa social que permite conhecer, desfrutar e viver alguns aspetos da ruralidade e rurbanidade deste canto do Noroeste Ibérico peninsular. O tempo meteorológico que vamos ter nas datas do congresso pode ser consultado em: http://www.meteo.pt/pt/ e http://meteogalicia.es
Sejam Bem-Vindos à UTAD, a Trás-os-Montes e ao território raiano da Portu-Galiza!»

1 comentário:

  1. Anónimo15:06

    Pessoal vocês já viram a Fanpage da Feiratur ?? Achei super interessante a feira fala sobre o turismo rural no Brasil todo. Vai ter uma edição agora em setembro =]
    https://www.facebook.com/feiratur

    ResponderEliminar