sexta-feira, 8 de junho de 2012

As artes do vinho e da pintura


Prova de vinhos de Vinhas da Ciderma + exposição de pintura “Permanência” de Isaura Sousa
Dia 12 de Junho, terça-feira, pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real
 Uma aliança de artes com vinhos, sob o signo de Santo António, padroeiro das festas da cidade de Vila Real. Na prova de vinhos, a enóloga Mónica Figueiredo irá apresentar duas novidades: o Fura rosé 2011 e o Donzel colheita branco 2011, bem como o Fura tinto 2006 e o Donzel reserva branco 2009. Será este o bom ambiente para se inaugurar a exposição de pintura de Isaura Sousa, intitulada “Permanência, que ficará na galeria de 12 a 30 de Junho de 2012.

Do Douro surge o projecto Vinhas da Ciderma, liderado pela engenheira Mónica Figueiredo, que em 2002 adquiriu a propriedade após longa procura de vinhedos com mais de 20 anos e exposição sul junto ao rio. Nasce da vontade de fazer bons vinhos a partir de uma escolha criteriosa das uvas, provenientes de São Leonardo de Galafura, local reconhecido como tendo especial aptidão para produzir vinhos de grande qualidade. As vinhas estendem-se na margem direita do Rio Douro, à cota de 150 metros de altitude, em patamares de xisto, cultivadas em sistema de Produção Integrada e estão, na sua totalidade, licenciadas para produção de vinho do Porto Letra A. A adega, com 160 anos, lagares em granito e paredes espessas de pedra que lhe confere uma frescura natural, foi adaptada às modernas necessidades de vinificação e higienização, mantendo o respeito pela sua traça antiga. Os vinhos apresentados demonstram bem a qualidade e prestígio desta selecção, como comprovam as três marcas desta empresa: Fura, Donzel e Vinhas da Ciderma. Além das ótimas avaliações de João Paulo Martins, o Vinhas da Ciderma Reserva Tinto 2004 (esgotado) obteve 93 pontos da Wine Spectator e o Donzel Colheita Tinto 2005 89 pontos da mesma publicação.

Isaura Sousa, transmontana, vive em Vila Real, é professora de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Cultura Portuguesa, doutoranda em Língua e Cultura Portuguesas. Desde cedo mostrou apetência para o desenho e pintura, sendo que a arte caminha lado a lado com a sua vida profissional e afetiva. A sua temática é variada e é adepta de várias técnicas na realização dos seus trabalhos. Nesta exposição os trabalhos são todos com a técnica a óleo sobre tela. Esta mostra, contempla alguns nus, paisagem, natureza-morta e algumas composições de tendência cubista.
Já realizou algumas exposições, individuais e coletivas. A exposição intitula-se “Permanência”. O objetivo desta Exposição, para além de demonstrar que o contacto com os materiais e o trabalho devem estar em permanente evolução; é também uma partilha e mostra dos trabalhos, para que arte na sua essência esteja sempre presente e daí a exposição se intitular «Permanência».
«A “Arte” torna-nos mais sensíveis, atentos e compreensivos às mudanças, apesar dos meios e dos locais serem adversos à sua envolvência.
Podem contemplar a pintura com um vinho agradável, que irá dar uma ambiência mais aromática. O vinho é uma bebida milenar que, por si só, é elegante e sofisticada. Além das variedades de cores, texturas e sabores, os vinhos podem ser degustados e avaliados à medida adequada para cada gosto; simultaneamente com as texturas e as cores de quadros de temática variada.» acrescenta a artista.
[“A arte, para os que não se enclausuram nela como nos muros de um mosteiro, poetiza singularmente a existência.”- Eça de Queirós]

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
[www.traga-mundos.blogspot.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário