sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cozinha transmontana - história e receitas


“Cozinha Transmontana – enquadramento histórico e receitas” de Alfredo Saramago
fotografias Inês Gonçalves, colaboração António Monteiro
De há algum tempo para cá, tem-se vindo a afirmar a importância da Gastronomia como meio para o conhecimento e identificação de povos e regiões. Para isso muito tem contribuído o meritório trabalho de Alfredo Saramago, antropólogo e historiador, director da revista "Epicure", com cerca de uma dezena de títulos publicados nesta área, de que se destaca o ensaio "Para uma História da Alimentação no Alentejo".
Na sequência desse trabalho, é dada agora à estampa a obra COZINHA TRANSMONTANA (Enquadramento Histórico e Receitas), que tal como as anteriores "Doçaria Conventual" e "Cozinha Alentejana", integra a colecção "coração, cabeça e estômago", dirigida pelo jornalista e gastrónomo José Quitério – edição Assírio & Alvim.
Já Eça de Queirós dizia em "Notas Contemporâneas": «O carácter de uma raça pode ser deduzido simplesmente do seu método de assar a carne. Um lombo de vaca preparado em Portugal, em França ou em Inglaterra, faz compreender talvez melhor as diferenças intelectuais destes três povos, do que o estudo das suas literaturas». Também Fialho de Almeida, em "Os Gatos", defende que a identidade de um país passa pelos pratos nacionais: « O prato nacional é, como o romanceiro nacional, um produto do génio colectivo: ninguém o inventou e inventaram-no todos: vem-se ao mundo chorando por ele, e quando se deixa a pátria, lá longe, antes de pai e mãe, é a primeira coisa que lembra».

Muito do receituário era transmitido oralmente e corria o risco de se perder. O/a leitor/a tem a partir de agora à sua disposição uma obra, que para além das inúmeras receitas tradicionais transmontanas, das sopas, às migas, verduras e legumes, bolas e folares, peixes (do rio e do mar), carnes (porco, vaca, cabrito e borrego, caça, aves), enchidos e doces, lhe dá o enquadramento, em notável introdução de Alfredo Saramago, da alimentação em Trás-os-Montes. Com belíssimas fotografias de Inês Gonçalves.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também o título: “Sabores Judaicos – Trás-os-Montes” de Graça Sá-Fernandes e Naomi Calvão, fotografias de Valter Vinagre]

Sem comentários:

Enviar um comentário