quinta-feira, 21 de junho de 2012

Os Judeus a Norte


“Os Judeus no Noroeste da Península Ibérica” de João Domingos Gomes Sanches

O ensaio Os Judeus no Noroeste da Península Ibérica é a obra mais recente do professor e investigador João Domingos Gomes Sanches, que estudou as raízes judaicas no norte de Portugal e na Galiza.
Expulsos, em 1492, pelos reis de Castela e Aragão e, em 1496, pelo rei D. Manuel de Portugal, os judeus afirmaram que eram os descendentes dos nobres de Jerusalém expulsos por Nabucodonosor.
«Qual é o legado desta cultura? O que resta ainda do passado judeu no Noroeste da Península Ibérica? Estamos na presença de uma raça judia oculta e perigosa tão propalada pelas ideologias do século XX?» Estas são algumas das questões a que a obra de João Domingos Gomes Sanches procura responder.

«O Doutor Sanches escolheu no seu ensaio o tema dos judeus, talvez influenciado por uma crescente preocupação popular que se observa no norte de Portugal e que revitalizou na Galiza, uma região que parece cheia de raízes judaicas.
Do lado português, como do espanhol, os judeus primeiro foram expulsos ou obrigados a converter-se ao cristianismo e mais tarde até se aceitaram como bons súbditos do reino para os expulsarem de novo. Ou se convertiam ou seguiam a diáspora para países mais tolerantes com as religiões não cristãs.
Descobrir raízes culturais comuns com outros povos pode contribuir para recuperar as boas relações, o diálogo e o bom convívio entre as nações e os respectivos cidadãos, descobrindo que, apesar das diferenças, há raízes culturais comuns que fomentam a proximidade, o diálogo e inclusiva mente a solidariedade que hoje ultrapassam com facilidade as fronteiras nacionais.»
Xaquín S. Rodfríguez Campos, in Prefácio

João Domingos Gomes Sanches é doutorado em Antropologia Social e Etnologia (pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris) e em Psicologia Social (pela Universidade do Minho).
É autor da biografia António Fontes – Causas e Casos de um Padre Barrosão e co-autor da obra Medicina Popular – Ensaio de Antropologia Médica, ambas publicadas pela Âncora Editora.
Actualmente, é professor associado na Universidade Lusófona do Porto e na Escola Superior de Enfermagem de Chaves. As suas investigações académicas estão voltadas para a psicolinguística aplicada e a adaptação dos migrantes.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também o título: “Medicina Popular – Ensaio de Antropologia Médica” com António Fontes]

1 comentário:

  1. Boa noite. Sou medico brasileiro neto de portugueses do Porto e de Guimarães e tenho muito interesse na historia dos judeus no norte de Portugal. Como posso adquirir este livro. Meu e-mail carlos.felipe456@gmail.com. Grato. Carlos Felipe Almeida D'Oliveira

    ResponderEliminar