terça-feira, 6 de março de 2012

Um tinto que reúne em si as três sub-regiões durienses

Um tinto de 2008 que reúne em si as três sub-regiões durienses
‘Três Bagos’: Lavradores de Feitoria lança nova colheita do seu primeiro vinho

Depois dos brancos ‘Lavradores de Feitoria Douro 2011’ e ‘Meruge 2010’ é agora a vez da Lavradores de Feitoria desvendar o perfil e lançar a colheita de 2008 do seu ‘Três Bagos’ tinto, a primeira referência lançada por este projecto, que se mantém único no Douro e que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

Com uma medalha de prata ganha no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados de 2001, o ‘Três Bagos tinto 2008’ é um vinho de lote – com uvas provenientes de quintas associadas da Lavradores de Feitoria situadas nas três sub-regiões durienses – equilibrado, elegante e com potencial gastronómico, criado a partir de Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Pretende conciliar a tipicidade da região demarcada do Douro com um toque de elegância para que possa ser apreciado pelo mundo. Também no prato é um vinho versátil: pode acompanhar pratos de carne branca, carne vermelha, caça de pena e alguns pratos de caça de pêlo.

A vinificação ocorreu em cubas inox, com remontagem automática e controle de temperatura, e em lagares. Após suave esmagamento e desengace total, a fermentação decorreu com homogeneizações ligeiras e macerações prolongadas, conseguindo-se desta forma uma extracção fenólica e aromática desejada. Apenas uma parte do lote estagiou em barricas de carvalho francês, pretendendo-se desta forma preservar o carácter frutado dos vinhos do Douro. O vinho foi submetido a uma colagem e filtração antes do engarrafamento.

Com uma cor vermelha viva e bastante jovem, o ‘Três Bagos tinto 2008’ apresenta um aroma elegante e complexo, com a madeira discreta e bem casada com o vinho, predominando no entanto o carácter de fruta vermelha bem madura como ameixa e cereja. Na boca, é frutado, apresenta taninos macios e aveludados e tem um final fino e bastante saboroso.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também as novidades ‘Meruge tinto 2008’ e ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto 2008’, todos desde já disponíveis na Traga-Mundos, bem como a colheita de 2010 do ‘Três Bagos Sauvignon Blanc’, que acaba de esgotar na produção, ainda disponível na Traga-Mundos...]

Sem comentários:

Enviar um comentário