sexta-feira, 9 de março de 2012

Caça & Literatura & Co.

“Páginas de Caça na Literatura de Trás-os-Montes”
selecção de textos e organização de A.M. Pires Cabral

Trás-os-Montes e Alto Douro constituem uma das regiões de Portugal com mais fortes características de ruralidade. Entre as ocupações próprias de uma comunidade agro-pastoril, a caça ganha uma importância considerável, tratando-se de uma actividade que, contrariamente às restantes, não se limita a uma componente económica, mas comporta também uma componente lúdica que muitas vezes aliás se sobrepõe à primeira.
Muitos dos nossos escritores são simultaneamente caçadores exímios. Bastaria citar os exemplos de Miguel Torga, Domingos Monteiro e Fausto José, infatigáveis batedores de montes, vales e pauis enquanto as pernas os ajudaram. Folheando as suas obras, a cada passo deparamos com páginas de caça, onde ora se contam histórias que podem ser totalmente ficcionais mas que têm muitas vezes uma pontinha de realidade, ora se celebra o carácter salutar e retemperador da caça, ora se evocam os grandes companheiros da caça que são os cães, ora se lembram caçadores de grandes virtudes venatórias.

A presente antologia encontra aqui a sua justificação. Trata-se de um forragear de textos, organizados de modo a que possamos ter uma visão global e caleidoscópica desse mundo um pouco já em extinção que é a caça em terras de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário