segunda-feira, 12 de março de 2012

Fé nos burros


“Fé nos Burros” [Faith in Donkeys]
um projecto de fotografia e vídeo de João Pedro Marnoto em colaboração com a AEPGA
inclui dvd / documentário [includes dvd documntary with english subtitles]
 «A iniciativa "Fé nos Burros" consiste num projecto de fotografia e vídeo de João Pedro Marnoto em colaboração com a AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino) e com o apoio do Município de Alfândega da Fé que pretende enaltecer a importância da relação Homem-Animal, com especial relevância para as burras, burros, mulas e machos.
Através da presença destes animais, iremos descobrir facetas do quotidiano dos seus donos, desde a sua cultura material, saberes e fazeres de tradição oral, modos de pensar, até aos seus sentimentos e emoções. Deste modo, enquanto se perpetuar esta cumplicidade entre o Homem e o Burro haverá sempre esperança na sobrevivência da espécie que desde sempre fez parte da nossa história e memória colectiva. E que queremos continuar a celebrar e preservar.»
 «João Pedro Marnoto, fotógrafo, e Miguel Nóvoa, veterinário, percorreram o concelho de Alfândega da Fé para conhecer a relação destas gentes transmontanas com o burro. O resultado desse trabalho, intitulado «Fé nos Burros», está já publicado em livro e DVD.
O projecto «Fé nos Burros» surgiu de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé à AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino. De acordo com a associação havia «uma vontade clara de preservar e valorizar aspectos particulares de uma ruralidade que teima em resistir no concelho, ao mesmo tempo que se registava, através da fotografia, a relação existente entre o homem e o animal».
Do trabalho de fotografia resultaram 20 telas gigantes, 20 fotos que procuram retratar a ligação entre o homem e o animal. «Esta exposição pode ser olhada como o retrato fiel de um certo mundo e cultura que teimosamente têm resistido à avalanche do mundo moderno. São traços identificativos do mundo rural transmontano, que este projecto pretende mostrar e preservar», pormenoriza a AEPGA.» [Café Portugal]
Disponível na Traga-Mundos - livros e vinhos, coisas e loisas do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário