O PÃO NOSSO DE CADA DIA
Cantos e Contos, Saberes e
Fazeres.
Miranda do Douro
Trás-os-Montes
Gravação: Datas diversas
Local de Gravação: Diversas localidades
Ano de Edição: 2010
O pão
encontra-se associado a diversos ritos agrários antigos de fertilidade e de
fecundidade do paganismo, com permanência assaz expressiva no presente através
de resquícios cujas análises comparativas em boa parte legitimam uma tão
ancestral como possível filiação. Sendo certo que os patrimónios se constroem
com a sobreposição dos tempos, numa acumulação de sedimentos culturais que
tanto se perdem como se recriam e se transformam, seria através do Cristianismo
que mais duramente perduraria a associação do pão ao ciclo
vida-morte-ressureição já consagrado pela mitologia romana.
Inserem-se
nesta concepção cíclica e circular os duros trabalhos do pão, pelo Cristianismo
associados à trilogia fundamental da vida, da morte e da ressurreição. Pela
afirmação suprema de vida através da
sementeira e da colheita (consubstanciada no acto sacrificial do lançamento do
grão à terra, ventre último da fecundidade, que se prolonga no acto da ceifa,
simbolizando o corte do cordão umbilical que liga o grão à terra que lhe deu
vida), pela simbologia da morte
representada pelo esmagamento dos grãos para obtenção da farinha que, depois de
amassada e sujeita aos rigores do fogo, opera a ressurreição sob a forma do pão como alimento vital fundamental.
Tendo-se
o pão tornado a base da alimentação humana ao longo dos tempos seria
naturalmente tema recorrente das expressões culturais através dos tempos, desde
crenças e superstições até cantos e narrativas diversas, fazendo parte
integrante de um tão expressivo como diversificado conjunto de saberes e de
fazeres no seio do qual ainda permanecem resquícios de ancestrais origens e
funcionalidades cultuais e rituais.
EM TEMPO DE SEGADAS
01. L’Alma – Grupo de Cantares de Sendim (Sendim, 2001): Num segueis o
trigo verde 02. Mariana da Piedade
Esteves (S. Pedro da Silva, 1967): Pur aqueilhes campos berdes 03. Eleodora Amélia Ventura e Maria
Helena Ventura (Fonte de Aldeia, 2001): La cantiga de la segada 04. Francisco dos Reis Domingues
(Paradela, circa 1980): Andávamos à segada 05.
Teresa Alves, Albina Pires, Inês Alonso, Constança Igreja e Ilda Pires
(Malhadas, 2000): La segada 06.
Domingos Esteves Afonso (Palaçoulo, 2000): Cantiga de la segada 07. Clementina Rosa Afonso (Freixiosa,
1998): Cantiga da segada 08.
Francisco dos Reis Domingues (Paradela, circa 1980): Alta vai a lua, alta 09. Adélia Garcia, José Garcia e Maria
Falcão (Caçarelhos, 1999): Dísticos da saída da ‘stalha 10. Adélia Garcia, José Garcia e Maria Falcão (Caçarelhos, 1999):
Remate
DO GRÃO À FARINHA
11. Recolhas de Kurt Schindler (Cércio, 1934): Canário 12. Ana Maria Fernandes (Aldeia Nova,
1999): Ceranda 13. Célio Pires
(Constantim, 2006): Molinos de l brosque 14.
Eleodora Amélia Ventura e Maria Helena Ventura (Fonte de Aldeia, 2001): La
molinera
O PÃO NOSSO DE CADA DIA
15. Maria de Lurdes Albino (Sendim, 2007): Oração de bênção da massa 16. Fernanda Bártolo Afonso (Sendim,
2007): Oração para afastar as bruxas da massa 17. Clementina Rosa Afonso (Freixiosa, 2008): Oração ao meter a
massa no forno 18. Maria de Lurdes
Albino (Sendim, 2007): Oração ao meter a massa no forno 19. Fernanda Bártolo Afonso (Sendim, 2007): Oração ao meter a massa
no forno 20. Clementina Rosa Afonso
(Freixiosa, 2008): Oração de bênção da mesa do pão
TOQUES E LOAS DEVOCIONAIS
21. José João da Igreja (Ifanes, 1968): Elevação da hóstia sagrada 22. Célio Pires (Constantim, 2007):
Toque de elevação da hóstia 23.
Atenor, 2005: Loa de oferta do ramo a Nossa Senhora 24. Ifanes, 2002: Loa de oferta do ramo a S. Sebastião
ADIVINHAS
25.
Fernanda Bártolo Afonso (Sendim, 2007): Adivinha do pão
Disponível na
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... |
Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila
Rial...
[também da colecção Cantos
e Músicas Tradicionais os títulos: POR UN DIUS QUE MOS CRIOU! Cantos e Músicas
Religiosas Tradicionais – Miranda do Douro n.º 6, KURT SCHINDLER Recolhas
Musicais da Tradição Oral – Mirando do Douro (1932) n.º 7, TOQUES TRADICIONAIS
DE MISSA E DE PROCISSÃO Miranda do Douro n.º 8, CANTOS MIRANDESES Eleadora
Amélia Ventura – Maria Helena Ventura, Fonte de Aldeia – Miranda do Douro n.º
14]
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