quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Exposição de escultura, por Paulo Duarte

Metamorfose de um anjo

Exposição de escultura – 3 obras
por Paulo Duarte
de 1 de Dezembro de 2016 a 6 de Janeiro de 2017
na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal

Tipo matéria; Peças Escultóricas
Pedra - Xisto (Rocha metamórfica), aproximando das características do Basalto Volfrâmio.
Rocha Metamórfica (depósitos sedimentados muito ricos em ferro que sofrem metamorfismo, compostos por hematite, e magnetite), extraído do Túnel do Marão.

Casa - Atelier
Artes Plásticas
Paulo Duarte - Escultor (emergente)
Nasceu em Moçambique em 1963, Nacionalidade - Portuguesa; a residir em Vila Real (Trás-os-Montes) Portugal desde 1975.

A elevação do Homem como Condição do Tempo
Inicia o percurso profissional e artístico ligado ás artes gráficas, passando pelo audiovisual e multimédia, design gráfico, e editor de conteúdos, na qualidade de funcionário na Escola Superior de Educação de Vila Real, e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Rescinde contrato com comum acordo com o Estado Português no ano de 2014.
Numa constante atitude inerente a um processo Construtivista, realiza as primeiras cinco exposições de pintura a óleo, e pastel, entre 1995, e 2003
1ª. Exposição ”Os Tempos” Pinturas a Óleo sobre tela em Agosto de 1995 no Centro Cultural e Regional de Vila Real; 2ª. Exposição” 26 de Março a 1 de Abril de 2001 Biblioteca Central da UTAD; 3ª. Exposição “Retrospetiva de os Tempos”; de 16 a 30 de Abril de 2001, Centro Cultural e Regional de Vila Real; 4ª. Exposição Individual de 1 a 8 de Junho de 2003, Centro Cultural e Regional de Vila Real.  A 1ª. Exposição Coletiva no Jardim da Carreira, em Vila Real um dia com os Pintores: Nuno Castelo e Andreia Martins, 26 de Junho de 1996.
Em 2016; Participa pela primeira vez com duas peças escultóricas, numa amostra, numa Exposição Coletiva com Artistas Plásticos do Norte de Portugal, e Galiza, integrado no programa; Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, "CULTURA QUE UNE".
Em 2009 ingressa na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como estudante trabalhador, interrompe a formação universitária em 2012, reingressa em 2014 | Artes Plástica - Ramo de Escultura.
O emergir da linha como meio, e forma de uma extensão de um percurso, a evasão de novos territórios à descoberta a procura; O jogo dos elementos, os objetos num contexto da imagem desenhos escultóricos;
O Objeto Escultórico como Forma, inerente à sua inquietude.
“ A elevação do Homem como condição do Tempo” - (o emergir a forma, da matéria)
"Desenho a Vida, e esculpo a existência"
Para mim o que é a arte!

Natividade

1 comentário:

  1. Um muito Obrigado pela atenção e cuidado demostrado, pela "Traga-Mundos", na Pessoa de; António Alberto (T/B); a Todos umas Boas Festas.

    ResponderEliminar