quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Maria Castanha: outras memórias


“Maria Castanha – Outras Memórias” de Jorge Lage

O meu terceiro livro «Memórias da Maria Castanha», apesar dos milhares de quilómetros percorridos no continente e ilhas, apenas incidiu a pesquisa sobre 50 concelhos castanhícolas. Sentindo que era um estudo incompleto, deixou-me desassossegado pelo que fui «obrigado» a avançar para o quarto livro sobre o tema.
Assim, mercê de um intenso trabalho de 3 anos, principalmente nos últimos 5 meses, saiu a público no final de Outubro 2016 o meu último livro, «Maria Castanha – outras Memórias», sobre a memória imaterial da Castanha/Castanheiro. O livro contêm importantes memórias castanhícolas de vários municípios do país, sendo fácil a consulta pelo índice remissivo por concelho.
O Prefácio é assinado pelo Prof. Doutor, Fernández Ana-Magán um amigo da Galiza e o Posfácio pelo ilustre Escritor/Jornalista, Doutor Barroso da Fonte, barrosão e transmontano.
São mais cerca de 310 páginas (1 caderno a cores), capa (17 X 24 cm) com badanas e em quadricromia plasticizada a mate. É ilustrado com cerca de 20 fotos e 3 mapas e mais de 500 notas de pé de página.
Além do índice geral com 80 (oitenta) capítulos e subcapítulos, tem um índice remissivo por cada concelho.
A tiragem é de 300 exemplares e cerca de 150 já foram vendidos.
Com a publicação de «Maria Castanha – Outras Memórias», fecho um ciclo de mais de 16 anos de pesquisa e recolha da memória imaterial castanhícola, com quatro livros publicados.
Com a publicação de «Maria Castanha – Outras Memórias», fecho um ciclo de mais de 16 anos de pesquisa e recolha da memória imaterial castanhícola, com quatro livros publicados.
O formato estrutural parece-me conseguido melhor que o anterior.
As melhores saudações associativas.
Braga, 07 de Novembro de 2016
Jorge Lage

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível do autor os seguintes títulos: “Falares de Mirandela – um complemento do Mirandelês”; “Castanea – uma dádiva dos deuses”, “Memórias da Maria Castanha” - vocabulário, variedades de castanhas, expressões, provérbios, receitas tradicionais e outros saberes etnográficos do castanheiro]

Sem comentários:

Enviar um comentário