quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Poesia de Teixeira de Pascoaes


“Belo | À Minha Alma | Sempre | Terra Proibida” de Teixeira de Pascoaes

«Este livro, apresentado por António Cândido Franco, integra as quatro primeiras obras reconhecidas por Teixeira de Pascoaes. Na verdade, Belo, 1866-67, é o segundo livro do autor, mas Pascoaes rejeitou a sua primeira obra, Embryões, queimando todos os exemplares disponíveis da edição.
Pascoaes considera Belo e À Minha Alma, 1898, como “a fonte do seu pensamento poético”, cujos temas e estrutura formal viriam a ser desenvolvidos em Sempre, 1898, e Terra Proibida, 1899. No prefácio à terceira edição, o escritor afirma que “O Sempre e os livros que se lhe seguiram foram escritos durante a febre de criar. A onda levou-me no seu ímpeto. Agora penso dominá-la e adaptá-la às formas do meu pensamento”. Explica, desta forma, os motivos por que corrigiu e reescreveu uma parte substancial destes seus primeiros livros, cujos temas serão recorrentes na sua restante poesia e prosa.»


«A poesia de Pascoaes é o labor suado da pedra, a paciente e laboriosa construção catedralesca, mas também o despojado vazio de uma pura geometrização, muito ciosa de uma transcendentalidade branca, indefinível e eternamente desconhecida, ateísta mesmo, o artefacto lúdico e irónico, refractário de todo à mercantilização da cultura (que bem pode passar por ser hoje, na arte e na literatura, a contra-utopia orwelliana do pós-modernismo finissecular).» António Cândido Franco (introdução à edição de Belo. À Minha Alma. Sempre. Terra Proibida, Lisboa, Assírio & Alvim, 1996)

Nasceu em Amarante em 1877 e faleceu em 1952. Fez parte do movimento da Renascença Portuguesa e tornou-se um notável poeta do saudosismo. Publicou ainda livros de reflexão e ensaio.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[da obra completa disponível de Teixeira de Pascoaes, temos os seguintes títulos: "Arte de Ser Português", "Marânus", "São Jerónimo e a Trovoada", "O Bailado", "A Beira (num relâmpago) / Duplo Passeio”, "Ensaios de Exegese Literária e Vária Escrita", "Livro de Memórias", "Londres. Cantos Indecisos. Cânticos", "Napoleão", "Para A Luz / Vida Éterea / Elegias / O Doido e a Morte", "O Penitente (Camilo Castelo Branco)", "O Pobre Tolo – prosa e poesia", "São Paulo", "Senhora da Noite / Verbo Escuro", “D. Carlos – drama em verso”, "As Sombras / À Ventura / Jesus e Pã", "Anjos e Fantasmas (textos e imagens)", "Jesus Cristo em Lisboa" com Raul Brandão. Ainda o álbum "Desenhos" Teixeira de Pascoaes, "Cartas a Teixeira de Pascoaes" de Albert Vigoleis Thelen, "Fotobiografia Teixeira de Pascoaes" de António Mega Ferreira; “O essencial sobre Teixeira de Pascoaes” de Maria das Graças Moreira de Sá; “Trinta Anos de Dispersos sobre Teixeira de Pascoaes” de António Cândido Franco; “Cartas para a Casa de Pascoaes” de Mário Cesariny; “Princípio e Manifestação – Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes” de Paulo Borges, volume I e II; “Teixeira de Pascoaes e Espanha” de Lurdes Cameirão e “Epistolário Espanhol de Teixeira de Pascoaes (Cartas de intelectuais espanhóis a Teixeira de Pascoaes” de Lurdes Cameirão, 2 volumes; “O Messianismo de Teixeira de Pascoaes e a Educação dos Portugueses” de Manuel Ferreira Patrício]

Sem comentários:

Enviar um comentário