quarta-feira, 18 de maio de 2016

Humberto Delgado – O comício de Chaves de 1958


“Humberto Delgado – O General sem medo – O comício de Chaves de 1958”

ESTE CD É UMA EDIÇÃO COMEMORATIVA DO 40.º ANIVERSÁRIO DAS ELEIÇÕES DE 1958. UM DOCUMENTO ÚNICO, UMA GRAVAÇÃO INÉDITA, QUE ASSIM VÊ A LUZ DO DIA E NOS TRANSMITE TODA A FORÇA DESSE QUE FICOU PARA SEMPRE NA HISTÓRIA COM O EPÍTETO DE "GENERAL SEM MEDO". E NESTE CD PERCEBE-SE BEM PORQUÊ... ESTE DISCO CONTÉM UM LIVRETO DE 28 PÁGINAS.

Humberto Delgado nasceu a 15 de Maio de 1906 e morreu a 13 de Fevereiro de 1965, assassinado pela PIDE, perto de Olivença. Em Espanha. Em 1958 foi candidato da oposição às eleições presidenciais contra o candidato do Estado Novo, o contra-almirante Américo Tomás. O mote da campanha de Humberto Delgado foi lançado com a célebre frase “Óbviamente demito-o” em resposta a um jornalista que lhe perguntava qual o destino que daria a Salazar no caso de ganhar as eleições. O país, habituado à letargia politica de 32 anos de ditadura, foi sacudido de alto a baixo pela ousadia do “General sem medo”.

O povo do Norte, ao correr em massa ao Porto para receber Humberto Delgado, a 14 de Maio de 1958, retomou uma velha tradição da liberdade que a ditadura não conseguira eliminar. Após três décadas de censura e repressão, a liberdade regressava às ruas. Temendo que o contágio da popularidade se estendesse a todo o Norte, o governo de Salazar proíbe a visita do candidato a Braga, o que não impediu enormes concentrações de povo par ver o candidato.

O presente disco edita pela primeira vez o famoso discurso complete de Humberto Delgado, em que ele profere a já citada frase “…óbviamente demito-o…”.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário