quarta-feira, 11 de maio de 2016

Banquete ritualístico maçónico


“Ágape – Banquete Ritualístico Maçónico” de Armando Fernandes

«No âmbito das actividades desenvolvidas no seio do Soberano Capítulo Liberdade, pensámos que seria interessante que constasse o ágape maçónico, mas com mais alguma criatividade do que a usual. Mais do que os aspectos ritualistas, que dizem mais respeito à maçonaria praticada pelas Lojas Azuis, importava que nos Altos Graus do Rito Francês nos debruçássemos fundamentalmente sobre o ágape em si mesmo, desde as entradas, às sopas, aos pratos e às sobremesas, em suma aos seus ingredientes, condimentos e forma de os confeccionar.»

Armando Fernandes, licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, concluiu o Curso Superior de Bibliotecário-Arquivista na Universidade de Coimbra e é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Investiga temas relacionados com a história da cultura, das culturas regionais, do municipalismo, dos produtos, da alimentação e da nona arte – a gastronomia. Desenvolve actividade no domínio das indústrias culturais e criativas, tem diversas obras publicadas e colabora em vários órgãos de imprensa. É autor das seguintes obras, entre outras: “Contrastes e Transformações na cidade de Bragança: 1974–2004”; “Contrastes e Transformações em Vila de Rei 1974–2004”; “Contrastes e Transformações em Vila de Rei 2005–2013”; “Bragança Marca a História/A História Marca Bragança”; “Meu Nome é Bragança”; “Figuras Notáveis e Notórias Bragançanas”; “Cadernos de Receitas Transmontanas”; “Comeres Bragançanos e Transmontanos”; “À Mesa em Mação – Carta Gastronómica” (Prémio da Academia Internacional de Gastronomia); “Cozinha Económica em Portugal”.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário