terça-feira, 31 de maio de 2016

Actos da Cultura Galega-Portuguesa 2016, Pontevedra


«Ao longo do mês Junho Pontevedra acolherá as atividades promovidas por Cultura que une. Uma associação promovida por diferentes fundações, associações, empresas e particulares da Galiza e do Norte de Portugal que tem por como objetivo aprofundar o reencontro e a redescoberta do património comum, desenvolvendo, para o efeito, atividades em que a cultura e a empresa caminham juntas em direção ao mesmo fim: a revalorização da Gallaecia.
Palestras, exposições de artes plásticas e fotografia, música, poesia, teatro, livros, catas de vinhos, gastronomia da Galiza e N de Portugal terão lugar em Pontevedra, prolongando as atividades desenvolvidas em Vila Real ao longo de Maio.

O 2 de Juno (quinta/xoves) às 20:00 horas na "Casa das Campás" terá lugar a mesa redonda MATRIZES LITERÁRIAS NO DIÁLOGO GAIZA-PORTUGAL NO INICIO DO SÉCULO XX, en que os Participantes Paulo Samuel e Luís Martínez-Risco, na que se aborda a importância que as Irmandades da Fala e o grupo da Renascença Portuguesa tiveram na criação do discurso Galiza-Norte de Portugal e os matizes com respeito de outras tendências "iberistas" que não contemplavam a proximidade entre os territórios da velha Gallaecia.

O 3 de Junho às 19:00 terá lugar a inauguração das exposições no Paço da Cultura e um encontro entre os artistas participantes. No fim, às 20:30, no próprio Paço da Cultura a ORQUESTRA DE CORDAS DO CONSERVATÓRIO DE VILA REAL encerrará a jornada.


Paulo Samuel
Ligado à Fundação Eng. António de Almeida, tem desenvolvido ao longo dos anos trabalho de investigação, criação literária e ensaísmo, sobre Pensamento Português.

Luís Martínez-Risco
Presidente da Fund. Vicente Risco, docente e ensaísta, leva mais de 25 anos trabalhando nas relações entre a Galiza e Norte de Portugal.»

Sem comentários:

Enviar um comentário