terça-feira, 17 de maio de 2016

Angola – O Conflito na Frente Leste


“Angola – O Conflito na Frente Leste” de Benjamim Almeida

«Em 1966, o MPLA iniciou a luta no Leste angolano, com vista à ocupação de uma vasta área e respectiva ligação à frente norte através da chamada Rota Agostinho Neto. Falhou ambos os objectivos devido à forte oposição, não apenas das Forças Nacionais mas também da UNITA, graças à Operação Madeira. Esta operação marcou o relacionamento das autoridades militares com aquele movimento durante longo período. Nesta obra é realçada, com algum detalhe, a natureza dessas relações, suportada por documentos inéditos. Entre estes destaca-se alguma correspondência trocada entre o presidente da UNITA e o autor, bem como o relatório do encontro entre ambos, que teve lugar em 20 de Outubro de 1973. Não podemos escamotear a verdade neste conflito. Os protagonistas de acontecimentos com interesse histórico têm o dever de transmitir às gerações vindouras a descrição objectiva e rigorosa desses factos. Só assim os historiadores poderão desempenhar o seu papel: reconstituir com verdade e rigor a História da descolonização. Aqui fica mais um contributo, no ano em que se assinala o cinquentenário do início da guerra colonial.»

Sem qualquer atitude ficcional, este livro é o relato autobiográfico da odisseia de um capitão miliciano na guerra colonial.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também disponíveis os títulos de autores transmontanos: “A Última Estação do Império” de António Chaves, "Angola 1975 - Testemunho de uma tragédia" de José Manuel Coelho, “Ultrajes na Guerra Colonial” de Leonel Olhero, “Os Heróis eo Medo” de Magalhães Pinto, “Luvuéi – A Maior Emboscada Sofrida Pelos Comandos” de Antero Pires, “De Bragança a Macau” de Isaías Teles]

Sem comentários:

Enviar um comentário