sexta-feira, 27 de março de 2015

Segredos de família


“Galateia – Segredos de Família” de Fernando Mascarenhas

Haverá algo mais irracional e dominante que um afecto distorcido? É a pergunta que perpassa este novo romance de Fernando Mascarenhas, uma viagem temerária e desconcertante pela alma feminina, em que Galateia é a heroína e a vítima principal. O trajecto afectivo toma tais meandros pelas trevas, aproxima o leitor de tais abismos e fá-lo atravessar tais tabus, que ele vai lendo perplexo a narração irresistível e dramática. Está dividida em quatro "livros", ou grandes capítulos, para nos contar a estranha história. O primeiro livro foca a segunda personagem, introduzindo o que virá a seguir. E no que aí vem, predomina a história de uma família grande e abastada da província, onde as mulheres são dominadas pelo estranho fascínio de um homem perverso, numa relação em que o leitor terá mesmo que ajuizar se há ou não incesto, conforme o testemunho de uma ou de outra das personagens. A forma como "as mulheres" reagem ao domínio do manipulador, que tenta, mas não consegue, "fazer o pleno", surpreende-nos. Como nos surpreenderá a interrupção do caminho de libertação, tão esforçado de Galateia. O fim, inesperado, adensa mais ainda o mistério da alma feminina. Escrita límpida e poderosa, que prende o leitor do princípio ao fim.


Fernando Jorge Carneiro Mascarenhas é um transmontano nascido em Macedo de Cavaleiros, em 6 de Maio de 1944. Estudou Direito em Coimbra, e licenciou-se em Gestão de Bancos pelo ISGB. Fez carreira na banca, na área comercial, e depois de reformado começou a dedicar-se à escrita. O autor vive actualmente entre Macedo de Cavaleiros e Vila Nova de Gaia, e divide-se entre a escrita, a pintura, alguns desportos, e as suas paixões pela leitura e pela natureza.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário