domingo, 22 de março de 2015

Da necessidade de nos unirmos...



Não podendo estar presentes no IV Encontro Livreiro e Leitor de TMAD, queremos deixar aqui uma nota do nosso inequívoco e incondicional apoio a tão importante quão necessária iniciativa, pelo que representa de consciencialização dos livreiros do seu papel de divulgadores e facilitadores de cultura através dos livros, que são o objecto e expressão da sua actividade profissional.

Num pais e numa sociedade em que o incentivo à leitura é pouco, os livreiros assumem um papel de primeira linha na interpelação e diálogo com leitores, autores, editores e todos os que de algum modo interferem no processo que conduz ao livro e à sua difusão.

Se ser livreiro é a mais bela profissão do mundo, também é talvez a que implica mais risco e mais capacidade de resistência no meio em que se insere, pelas condições cada vez mais adversas que a concentração de grandes grupos económicos no sector lhe impõe.

A necessidade de nos unirmos na procura de soluções e estratégias de afirmação, desenvolvimento e até de sobrevivência, surge assim como urgência nacional, e uma das vias para atingirmos esses objectivos é a realização e promoção destes Encontros, de onde podem emergir soluções e ideias que contribuam para a nossa sustentabilidade e dignidade.

É também uma forma de nos conhecermos melhor entre pares de profissão, criarmos laços de solidariedade e mútua cooperação e reflectirmos em conjunto em ambiente de convívio e confraternização, no sentido da defesa dos nossos interesses e dos nossos direitos.

É pois nosso desejo profundo que este Encontro seja mais uma oportunidade de partilha de experiências e do desbravar caminhos para que o futuro seja menos incerto e mais promissor.

UM GRANDE E SOLIDÁRIO ABRAÇO PARA TODOS VÓS.

Dina Ferreira (POETRIA)
Maria Deolinda Cardoso (INCM)

[texto escrito para o IV Encontro Livreiro e Leitor de Trás-os-Montes e Alto Douro, a realizar-se hoje dia 22 de Março de 2015, na Livraria Papelaria Dinis, em Valpaços]

Sem comentários:

Enviar um comentário