terça-feira, 31 de março de 2015

Papéis e Imagens de António Maria Mourinho


 “Riscos de Tinta, Pontos de Luz: Papéis e Imagens de António Maria Mourinho” 
de Maria Olinda Rodrigues Santana e Isabel Maria C. Sequeira Martins

«Os mirandeses e os investigadores da “Terra de Miranda” têm agora à sua disposição o tratamento arquivístico da documentação legada por António Maria Mourinho (1917-1996), o obreiro da oficialização da segunda língua oficial de Portugal: o mirandês, salvaguardado pela lei 7/99 de 29.1, Diário da República de 24 de Janeiro de 1999, 1 série-A, p. 574, intitulada Reconhecimento Oficial dos Direitos Linguísticos da Comunidade Mirandesa.
O projeto de extensão à comunidade levado a cabo por uma pequena equipa de trabalho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Olinda Santana, Isabel Sequeira Martins, Ana Lúcia Costa) cumpriu os seus objetivos: a preservação, a organização e a difusão do arquivo do “erudito local” (García Lorenzana 2001: 196) da Terra de Miranda, que continuamos a fazer.
No presente trabalho, é fornecida a contextualização biográfica e histórica do legado de António Maria Mourinho. É aplicado o modelo sistémico e interativo, sendo facultado, igualmente, o quadro orgânico-funcional do referido arquivo. O arquivo do “mirandês rural”, como o próprio se apodava, é constituído por um sistema arquivístico; um sistema fotográfico; um sistema sonoro e um sistema bibliográfico.
Na obra ‑ Riscos de tinta, pontos de luz: papéis e imagens de António Maria Mourinho ‑ é fornecida uma contextualização biográfica e histórica do acervo do “mirandês rural”, como o próprio se apodava. É aplicado o modelo sistémico e interativo, sendo facultado o quadro orgânico-funcional do referido arquivo, bem como um inventário analítico com uma descrição arquivística da documentação em detalhe e, por último, uma reportagem fotográfica do legado.
O Arquivo Pessoal de António Maria Mourinho é uma superestrutura organizacional constituída por 4 arquivos/sistemas autónomos e, simultaneamente, entelhados: um sistema arquivístico; um sistema fotográfico; um sistema sonoro e um sistema bibliográfico.
O estudioso da “Terra de Miranda” teve a preocupação de arquivar o seu trilho pessoal e profissional, doando aos mirandeses e investigadores “livros, apontamentos e outros papéis”, que permitem conhecer a história, a coreografia, a sonoridade, a etnografia, a língua e a cultura mirandesas, patrimónios materiais e imateriais singulares do nordeste transmontano.» Olinda Santana

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também da autora disponível os títulos: “Inquirições Manuelinas de Trás-os-Montes – edição interpretativa”, “Documentação Dionisina do Concelho de Vila Pouca de Aguiar” com Mário José da Silva Mineiro, “Documentação Foraleira Dionisina de Trás-os-Montes”, “Registo do Foral Manuelino de Miranda do Douro”, “Forais Novos de Mondim de Basto: um passado a conhecer”, “Páginas de Rosto dos Forais Novos de Trás-os-Montes”, “Liuro dos Foraes Nouos da Comarqua de Trallos Montes: abordagem histórica, cultural, discursiva e edição interpretativa”; "Cartas inéditas do Abade de Baçal para o Padre António Mourinho 1941-1947", “Guia do Arquivo António Maria Mourinho” com Ana Lúcia Pereira Costa, “Diálogo de dois intelectuais em torno da História e da Cultura do Nordeste Transmontano – Joaquim R. Santos Júnior e António Maria Mourinho”, “Catálogo da Correspondência de Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior para António Maria Moutinho (1944-1990)”, “Catálogo da Correspondência de António Maria Mourinho para Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior (1951-1990)” e “Correspondência de António Maria Mourinho e Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior (1944-1990) – organização, edição, notas e estudo”]


Sem comentários:

Enviar um comentário