quarta-feira, 11 de junho de 2014

Santo António da tradição oral de Trás-os-Montes

“Fernando, Santo António e os Passarinhos” texto Isabel Dâmaso Santos, ilustração João Caetano

«Conhecido como o Doutor da Igreja e Padroeiro de Portugal, Santo António é o santo mundialmente mais popular e com honras de Feriado Municipal em 14 concelhos portugueses (VILA REAL, Vila Verde, Vila Nova de Famalicão, Amares, Vale de Cambra, Estarreja, Alvaiazere, Proença-a-Nova, Ferreira do Zêzere, Vila Nova da Barquinha, Lisboa, Reguengos de Monsaraz, Cascais, Aljustrel).

O livro "Fernando, Santo António e os Passarinhos” não só nos conduz à descoberta do português mais célebre e celebrado em todo o mundo como nos dá a conhecer trajetos, monumentos, factos históricos e religiosos relacionados com a vida do Santo que uns dizem de Lisboa e outros de Santo António de Pádua.

O interesse pela leitura é estimulado, desde a primeira página, pela polaridade entre a personagem de Fernando, o seu nome de batismo, e Santo António e é reavivado pelo relato dos múltiplos milagres que lhe são atribuídos.
Por que razão será considerado o protetor das coisas perdidas? O Santo Casamenteiro? O pregador dos peixinhos?
Ou, ainda, de onde surge a tradição de pedir “Um tostãozinho pró Santo António? Ou a expressão “Caiu o Carmo e a Trindade?

Lê, descobre e diverte-te …»

Fontes da obra:
“Fernando, Santo António e os passarinhos” desenvolve-se a partir do romance popular “Santo António e os Passarinhos” recolhido da tradição oral de Trás-os-Montes e publicado por Manuel da Costa Fontes (Madison, 1997, Vol. 1, pp. 278-281)

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário