segunda-feira, 9 de junho de 2014

Contos no terreiro ao luar de Agosto


Apresentação do livro “Contos no Terreiro ao Luar de Agosto” de Júlia Ribeiro
por M. Hercília Agarez, com a presença da autora
dia 13 de Junho de 2014 (sexta-feira), pelas 18h30
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


«Esta obra reúne um conjunto de contos e crónicas de Júlia Ribeiro, empenhada em preservar o património cultural imaterial de Torre de Moncorvo.
Estas histórias, entre o rústico (na esteira de contistas transmontanos como Trindade Coelho ou Miguel Torga) e um certo imaginário (a superstição, a lenda e a fatalidade presentes em alguns escritores latino-americanos), alimentaram o imaginário de gerações de pessoas, na maioria analfabetas, e constituíram uma forma de socialização extremamente importante.
Eram também um código de normas de vida e de princípios morais. Havia histórias brejeiras, picarescas, que divertiam, em que os homens eram os contadores. Por seu lado, as histórias das velhas tinham sempre um conteúdo muito denso, por vezes arrepiante, com o seu quê de religiosidade e de magia.
Algumas das vozes dos contadores ainda vivem na memória de Júlia Ribeiro.»


António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com


Próximos eventos:
- de 2 a 30 de Junho de 2014: exposição “A Criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto;
- dia 28 de Junho de 2014 (sábado), pelas 21h00: apresentação do livro “A Magia das Palavras” de Fernando Azevedo, ilustrações de Isaura Sousa;
- dia 5 de Julho de 2014 (sábado): participação na “Mostra de Saberes e Culturas em Vila Real”, em Justes (Nossa Senhora de Lurdes), organização da “AdJustes – Associação para o Desenvolvimento Local de Justes” e GT nº7 do Fórum de Vila Real do Projeto 40º Aniversário 25Abril da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Nos meses de Maio, Junho e Julho a Traga-Mundos irá acolher três diversas exposições de fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto (1933-2009), insigne fotógrafo nascido em Amarante e detentor de diversos «prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional».

Sem comentários:

Enviar um comentário