terça-feira, 24 de junho de 2014

Património Mundial da UNESCO: Alto Douro vinhateiro - aliança entre Ciência e Cultura




A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real foi convidada para estar presente com uma banca de livros, e mais algumas coisas e loisas, no seminário “Património Mundial da UNESCO: Alto Douro vinhateiro – aliança entre Ciência e Cultura, que irá decorrer nos dias 25 e 26 de Junho de 2014, na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, organizado pela Comissão Nacional da UNESCO e a UTAD.


«Subordinado ao tema “Património Mundial da UNESCO: Alto Douro vinhateiro – aliança entre Ciência e Cultura”, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Comissão Nacional da UNESCO realizam nos dias 25 e 26 de junho, um Seminário de reflexão que reunirá as mais diversas entidades com responsabilidades nesta temática.

Este Seminário pretende demonstrar a importância e valor da aliança entre ciência e cultura para um território que conta com duas chancelas UNESCO, o Alto Douro Vinhateiro e o Parque Arqueológico do Côa, e conta com intervenções de representantes da Comissão Nacional da UNESCO, da UTAD, da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N), da Fundação Côa Parque - Museu do Côa, do Museu do Douro, da Real Companhia Velha, da Porto Cruz, da Douro Azul, entre outros.

No primeiro dia, o Seminário decorre na Aula Magna da UTAD, com a sessão de abertura às 9h30 e integra os painéis “A cultura na afirmação da região” e “O conhecimento científico como motor de desenvolvimento regional”, que terminam com uma mesa redonda, para discussão dos desafios futuros para a Região. No segundo dia, será realizada uma visita guiada ao Vale do Douro e a Foz Côa. No decurso desta visita, da responsabilidade do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO serão abordados diversos aspetos relacionados com a Ciência e Cultura desta Região.

Este seminário é aberto ao público, mas sujeito a inscrição. O valor da excursão inclui almoço e entradas nos museus do Douro e do Côa.»


Sem comentários:

Enviar um comentário