domingo, 22 de junho de 2014

A Magia dos Sonhos



Apresentação do livro “A Magia dos Sonhos” pelos autores
contos de Fernando Azevedo, ilustrações de Isaura Sousa
dia 28 de Junho de 2014 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


«A “Magia dos Sonhos” é um livro de contos infanto-juvenil ligado também à cultura popular pelos contos que apresenta. As crianças e jovens podem ficar a conhecer algumas coisas que nos dias de hoje deixaram de ser tão habituais ou mesmo os adultos podem recordar situações ligadas à sua infância. Um dos contos “O Galo Pedrês”, o galináceo preferido da capoeira é para muitas crianças totalmente desconhecido ou diferenciado das outras espécies, sendo esta uma raça forte e de grande resistência, tendo estado mesmo à beira da extinção.

O autor dos contos, Fernando Azevedo, trasmontano com a sua vida profissional ligada à educação habituado a lidar com crianças e às populações rurais, com determinação e espírito imaginativo reuniu alguns contos que decidiu partilhar com o público. Esta partilha estendeu-se à ilustradora Isaura Sousa, transmontana ligada também à educação e particularmente às artes. Os dois autores conduziram assim uma parceria que acreditam ser de extrema importância, nomeadamente conciliar o texto com a imagem.

 A Livraria Traga – Mundos, como em muitas situações faz mais uma apresentação de um livro, criando um evento no seu espaço confortável e acolhedor, onde tudo que se liga à cultura em geral acontece, proporcionado oportunidade de divulgar autores de diferentes áreas culturais da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fernando Azevedo, transmontano, é professor do 1º C.E.B. Frequentou o 4º ano de Psicopedagogia. e tem a licenciatura em Gestão e Administração Escolar. Em 1988  foi professor de Língua e Cultura Portuguesa em França e colaborou na tradução da obra de Fernando Pessoa "O Príncipe e o Marinheiro", que foi nesse mesmo ano representado no festival de Avignon em França..Publicou em 2013 "Igor, Histórias de ontem e de hoje. Atualmente leciona no Agrupamento de escolas Dr. Júlio Martins em Chaves.

Isaura Sousa, transmontana, desde sempre revelou o gosto do desenho e da pintura. Juntando o útil ao agradável a sua opção de carreira foi a licenciatura em Educação Visual e Educação Tecnológica, seguindo o ensino como opção. Continuando o percurso académico fez o Mestrado em Cultura Portuguesa, nomeadamente com o desenvolvimento da sua dissertação na área da pintura, tendo como objeto de estudo o artista Almada Negreiros. Atualmente é doutoranda em Ciências da Cultura na UTAD sendo que o seu interesse na investigação continua a ser a pintura, tendo o estilo naturalista como especifico e o pintor José Malhoa como objeto de estudo, no desenvolvimento da tese. A par do ensino a pintura é uma atividade constante e presente na sua vida. A ilustração é outro desafio que gosta de fazer e este livro é mais uma oportunidade criativa.»


António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 2 a 30 de Junho de 2014: exposição “A Criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto;
- dia 25 de Junho de 2014 (quarta-feira), das 09h30 às 18h00: participação com banca de livros, mais algumas coisas e loisas, no seminário “Património Mundial da UNESCO – Alto Douro Vinheteiro – Aliança entre Ciência e Cultura”, na Aula Magna da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
- dia 27 de Junho de 2014 (sexta-feira), das 17h00 às 24h00: participação com banca de livros, mais algumas coisas e loisas, no Vila Real Urban Market, do Festival Rock Nordeste, no Parque Côrgo;
- dia 5 de Julho de 2014 (sábado): participação na “Mostra de Saberes e Culturas em Vila Real”, em Justes (Nossa Senhora de Lurdes), organização da “AdJustes – Associação para o Desenvolvimento Local de Justes” e GT nº7 do Fórum de Vila Real do Projeto 40º Aniversário 25Abril da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Nos meses de Maio, Junho e Julho a Traga-Mundos irá acolher três diversas exposições de fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto (1933-2009), insigne fotógrafo nascido em Amarante e detentor de diversos «prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional».

Sem comentários:

Enviar um comentário