segunda-feira, 3 de junho de 2013

Guias de campo para jovens


Guias de Campo para jovens
[incluídos no LER + - Plano Nacional de Leitura]

“Orientação e mapas” – Durante uma excursão ou uma viagem, muitas vezes consultamos um mapa. Contudo, para desfrutar de um dia ao ar livre, não é suficiente irmos bem equipados e levar um mapa. Se não soubermos onde estamos podemos ficar perdidos. Por tudo isto, este guia pretende ser uma introdução ao mundo da cartografia e da interpretação dos mapas.

“O tempo” – A meteorologia é, desde há séculos, uma das áreas científicas que mais influência tem tido na vida do ser humano.

“A biosfera” – Este livro permite-nos penetrar na formidável variedade de ecossistemas terrestres, desde os quentes desertos até às intrincadas florestas tropicais ou os gelos polares. O seu conhecimento e respeito deveriam contribuir para nos reconciliarmos com a natureza, recordando que não somos mais do que uma parte dela.

“As flores” – As flores são a parte mais vistosa das plantas e o que primeiro capta a nossa atenção. Pelas suas formosas cores e pelos seus agradáveis aromas, não só despertam os sentidos, como também fazem aflorar os nossos sentimentos. Mas há muito mais do que se observa apenas ao olhar.

“As árvores” – O objetivo deste guia é mostrar os aspetos caraterísticos que nos podem ajudar a reconhecer rapidamente as diferentes espécies de árvores, como a sua silhueta, a casca, as folhas, as flores ou os frutos. Esta informação é completada com dados sobre a sua estrutura, reprodução, crescimento e importância que têm para todos os seres vivos.

“As aves” – Um livro que ajuda o jovem na observação das aves, um dos espectáculos mais fascinantes que se pode apreciar.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...


Sem comentários:

Enviar um comentário