quarta-feira, 23 de maio de 2012

Harmonização com alheira acompanhada de batata nova e feijão verde


Tinto da Lavradores de Feitoria sobressai num painel de 12 vinhos
‘Meruge 2008’ vence harmonização com alheira acompanhada de batata nova e feijão verde

O ‘Meruge tinto 2008’, produzido pela Lavradores de Feitoria – projecto único no Douro que reúne 15 produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior –, foi o vencedor da 33.ª prova de harmonização do projecto Harmonias ComProvadas, a qual pretendia eleger o vinho tranquilo que melhor combina com alheira acompanhada de batata nova e feijão verde
O desafio teve lugar no restaurante Chaxoila, em Vila Real, reuniu doze vinhos tranquilos e um júri composto por jornalistas, profissionais do sector dos vinhos e da restauração e curiosos. O ‘Meruge tinto 2008’ irá assim integrar o livro com as 50 combinações entre vinhos nacionais e pratos tipicamente portugueses, promovidas por este que é um projecto de Alexandra Maciel.
No que toca ao vinho eleito, estamos perante um blend de 80% de Tinta Roriz e 20% de castas diversas provenientes de vinhas velhas; é um DOC de encostas voltadas a Norte, com características do Douro, embora mais suave, elegante e menos encorpado. Com nuances internacionais, é muito equilibrado e promete longevidade.
Ideal para acompanhar pratos de carne e caça, o ‘Meruge Tinto 2008’ apresenta-se com uma bonita cor vermelho rubi, com nuances avermelhadas. O aroma é fresco, muito fino e complexo. Bastante frutado, predominam os aromas a frutos vermelhos, envolvidos por especiarias como tabaco e café, fruto do seu longo estágio em barrica, conferindo-lhe finesse e elegância. Na boca, o ataque é fresco, elegante, saboroso, com taninos presentes mas macios e aveludados, salientando-se o carácter frutado. Muito rico no paladar apresenta uma acidez equilibrada e um final longo e persistente.
[Joana Pratas, Consultora em Comunicação e Relações Públicas]
 Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário