segunda-feira, 28 de maio de 2012

Brincalendo - lenga-lengas e trava-línguas


A Traga-Mundos e a Biblioteca Escolar do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, com o apoio da editora Opera Omnia, promovem a apresentação dos livros “Histórias, Memórias e Contos Tontos” e “Brincalendo” de Maria do Céu Nogueira, com ilustrações de Esmeralda Duarte, junto do público escolar ao longo do dia de 29 de Maio de 2012.

«Maria do Céu Nogueira nasceu em Escariz São Marinho, do concelho de Vila Verde, mas a sua actividade pedagógica realiza-se, sobretudo, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, onde criou a Hora do Conto, para os utentes mais novos. Tive já oportunidade de lhe elogiar a fantasia e o sonho que preza na sua escrita. Agora, folheio o seu mais recente livro da modalidade, com um título feliz: “Brincalendo” (...) O volume é constituído por três textos. No primeiro, Alhos e Bugalhos, a escrita tem a ideia original de reunir, no mesmo enredo, contos tradicionais, como A Branca de neve, A Carochinha, A Cabacinha, O Coelhinho Branco, Os Três Porquinhos, O Capuchinho Vermelho e a Cabrinha Branca. Talvez por excesso de personagens, o resultado tornou-se algo confuso, não sem manter as virtudes literárias da autora: sonho e fantasia. O terceiro conto é-nos dado em prosa rimada, tão erradamente posta de parte pelas nossas obras destinadas às crianças, ensinança de ritmo e beleza. Maria do Céu Nogueira usa um vocabulário rico, variado, (perspicaz, macambúzio, trouxe-mouxe) que tem o mérito de obrigar o pequeno leitor ao manejo do dicionário bem como termos ingleses, hoje ao alcance do aluno do ensino básico.

Maria do Céu Nogueira é autora de uma vasta e notável obra no campo da Literatura Infanto-Juvenil, a que me aprouve já fazer referência crítica. “Histórias memórias e contos tontos” é o seu mais recente livro, de excelente aspecto gráfico e ilustrado por Esmeralda Duarte com surpreendente qualidade artística, logo reconhecida na concepção da capa, de subido bom-gosto. Maria do Céu Nogueira oferece-nos um texto variado e original, onde se distingue a sabedoria da pedagogia. Os trabalhos recolhidos são inspirados por contos tradicionais populares portugueses, como a história da formiguinha perguntadeira. Inclui o livro algumas lenga-lengas e trava-línguas, também da nossa tradição popular, muitas delas já esquecidas, cheias de graça e singularidade. Mas, quanto a mim, os textos mais importantes aqui inseridos são o teatrinho das vogais, o teatrinho das consoantes e vamos contar até vinte, material admirável para a escola, de que todos os professores das primeiras letras deviam deitar mão para um ensino de língua e da aritmética, eficaz e divertido. Bastam estes textos para justificar a existência desta obra, aliás, toda ela encantadora.
António Couto Viana, leitur@ gulbenkian

Disponível (por encomenda) na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário