sábado, 26 de novembro de 2011

Sabonetes com Leite de Burra

Há mais de 2100 anos a Rainha Cleópatra VII do Egipto era conhecedora das qualidades tonificantes, hidratantes e rejenuvescedoras da pele que o Leite de Burra proporciona, e dos seus efeitos benéficos sobre a pele. Na Roma antiga, também Pompeia o utilizava para manter a sua pele lisa, macia e conservando a sua juventude. A beleza de ambas ficou na História. Este sabonete é produzido com Leite de Burra fresco: tal como Cleópatra e Pompeia o utilizariam então...
O Leite de Burra Fresco utilizado para a produção destes Sabonetes Naturais provém de Burras da raça Asinina Mirandesa e a sua utilização não irá apenas hidratar e preservar a sua pele do envelhecimento: além dessas qualidades que poderá verificar, a utilização destes sabonetes irá decisivamente contribuir para ajudar a salvar estes simpáticos e amigos animais da Raça Autóctone Portuguesa designada como “Burro de Miranda”, espécie asinina autóctone da região transmontana do Planalto Mirandês que se encontra seriamente ameaçada de extinção.
Por todas estas razões, este produto é muito mais do que um produto comercial de qualidade: é um projecto que contribui activamente para a preservação da Biodiversidade e conservação do Património Genético, contribui para a preservação social de muitos usos e costumes associados à espécie ameaçada, devendo por isso encarar-se como um projecto de Eco Desenvolvimento Social e Cultural.

Variedades disponíveis na Traga-Mundos:
leite de burra + azeitona
leite de burra + amêndoa
leite de burra + mel de rosmaninho
leite de burra + lírio do vale (muguet)
leite de burra + lavanda (rosmaninho)
leite de burra + verbena

NOTA: Como o Leite de Burra é um produto 100% natural e é um bem escasso e de produção limitada, aproveitado segundo normas estritas de bem-estar Animal e sem prejuízo das crias em amamentação cujo aproveitamento visa não uma acção comercial, mas sobretudo a salvaguarda e preservação da espécie asinina Mirandesa, o Prazo e a Disponibilidade são dependentes de existência de Stock de Leite de Burra à data de encomenda – as quantidades disponíveis são limitadas e variáveis consoante a criação anual e a época do ano.
O critério de aproveitamento do Leite de Burra Mirandesa é o seguinte: colocando sempre em primeiro lugar o interesse da cria e o Bem Estar Animal (a cria de Burro Mirandês é designada “Burranco” na língua Mirandesa) a cria é amamentada de forma natural ininterruptamente durante os dois ou três primeiros meses de vida. Após o segundo ou terceiro mês, inicia reforço alimentar com farinha de aveia moída fina, e nessa altura, é apartada da mãe durante poucas horas por dia, num cercado contíguo dentro do mesmo prado, período durante o qual a mãe recebe várias vezes o seu alimento favorito: suplemento alimentar de aveia em grão, e durante a sua ingestão, é ordenhada manualmente. Este procedimento repete-se 2 a 3 vezes no mesmo dia (as burras, contrariamente às vacas, não têm úberes, logo, não armazenam grandes quantidades de leite) vindo a poder retirar-se por este método apenas cerca de 0,5 a 1,0 litros de leite por dia. Durante o resto do dia o “Burranco” está com a mãe e é amamentado normalmente, durante a noite, período da manhã e fim da tarde. Um “Burranco” é amamentado até aos seis meses, normalmente.

[um projecto da Tomelo, Eco-Desenvolvimento, em Serapicos, Vale de Frades, concelho de Vimioso]

Sem comentários:

Enviar um comentário