domingo, 13 de novembro de 2011

Olhar o presente, imaginar o futuro...


“O Rural Plural – olhar o presente, imaginar o futuro” coordenação geral de Elisabete Figueiredo, editado pela editora 100 Luz com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER) e da Universidade de Aveiro.

Representando olhares diversos, os contributos aqui reunidos apontam exactamente para as mudanças em curso nos territórios rurais em Portugal. Estes olhares sobre o rural plural derivam de uma variedade de perspectivas disciplinares - sociologia, gestão e planeamento em turismo, geografia, antropologia, economia, agronomia, arquitectura, planeamento regional e urbano e ciências florestais - demonstrando, deste modo, a pluralidade, a permanência e a relevância destes territórios, não apenas como objectos de análise, mas essencialmente como palcos de dinâmicas e iniciativas diversas protagonizadas por velhos e novos actores.

O livro encontra-se organizado em torno de cinco grandes áreas temáticas, que procuram agregar reflexões sobre o desenvolvimento rural a partir da agricultura e dos produtos locais, do turismo e do património, das estratégias políticas e de planeamento do território, dos actores, das suas dinâmicas e dos processos de inovação. Para lá da sua diversidade teórica e metodológica e da partilha de pressupostos comuns, os vários contributos presentes neste livro, mostram-nos um rural que não é homogéneo, apontando uma crescente diversificação, interna e externa, material e simbólica, que deve ser equacionada na imaginação dos seus múltiplos futuros.

O livro irá ser lançado em Vila Real num evento que terá lugar no Auditório da Biblioteca Central da UTAD, Quinta dos Prados, Vila Real, no dia 16 de Novembro de 2011, pelas 17h00.
O livro será apresentado por José Portela, professor catedrático do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A sessão contará ainda com a intervenção de Elisabete Figueiredo, professora auxiliar do Depar­tamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

A referida obra está desde já disponível em exclusivo na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real, na rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28, com o seguinte horário: 2.ª. 3.ª, 5.ª, 6.ª e Sáb – das 10h00 às 20h00 e 4.ª-feira – das 14h00 às 23h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário