sábado, 5 de novembro de 2011

"Casas de Escritores no Douro"


Para abrir a porta da Traga-Mundos, teremos em destaque um belíssimo álbum: “Casas de Escritores no Douro” de Secundino Cunha, com fotografias actuais de Sérgio Freitas, da editora Opera Omnia.
Este álbum de grande qualidade gráfica leva-nos numa viagem às Casas onde viveram alguns dos mais importantes escritores portugueses. Ao abrir este livro podemos participar um pouco no quotidiano de trabalho ou de lazer dos autores.
Este livro integra as seguintes casas: Casa do Largo da Feira / Trindade Coelho (Mogadouro), Casa de Tormes / Eça de Queirós (Baião), Casa do dr. João Araújo Correia (Peso da Régua), Casa Grande da Aldeia de Cima / Fausto José (Armamar), Casa Miguel Torga / Miguel Torga (Sabrosa), Casa de Pascoais / Teixeira de Pascoais (Amarante), Casa do Campo / João Campos (Borbela/Vila Real), Casa Quinta da Batoca / Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta, Casa da Torre / Visconde de Vila Moura (Baião), Casa da Quintana / Domingos Monteiro (Mesão Frio), Casa do Parque / Fausto Guedes Teixeira/Lamego e Casa de António Cabral / António Cabral (Vila Real).
«As Casas que aqui retratamos são, a seguir à sua Obra, o mais precioso testemunho que possuímos destes escritores. São espaços que nos convidam a descobrir ou a redescobrir mais sobre estes homens e, sobretudo, sobre os livros que nos legaram.
As Casas de Escritores são lugares com alma. Miguel Torga dizia que um escritor vive enquanto for lido, e nós acrescentamos que, se as Casas não morrerem, os escritores que as habitaram continuarão vivos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário