sábado, 19 de novembro de 2011

cadernos Serrote


«Provavelmente, são os cadernos mais bonitos do Mundo. Mesmo que não sejam, são-no para quem tem um ou os colecciona... E os cadernos Serrote vão conquistando mundo: maneirinhos, nostálgicos e iconográficos, continuam a sair em bom ritmo e até a esgotar edições. Ideias para nos acompanharem em qualquer boa viagem, há-os, por exemplo, em papel quadriculado, em toalha de mesa ou papel esquiço; em papel liso e sempre, sempre com uma capa genial. (...) São dois mil exemplares numerados (como todos), tem 17cmx11,5cm e 40 folhas de papel.»
«Este caderno foi impresso à maneira de Gutenberg numa antiga tipografia lisboeta. Foram utilizadas letras e gravuras perdidas no fundo de gavetas ou outrora empregues em diferentes impressões.»
«Nuno Neves e Susana Vilela são os responsáveis pela viagem no tempo. Ele professor, ela designer, ambos formados pela Escola Superior de Belas Artes, tinham aprendido esta técnica de impressão mas nunca a tinham experimentado. Inspirados pelo que ainda se faz nas tipografias que resistem em Lisboa – sobretudo os cartões de visita, as facturas, os recibos de pequenas empresas – e pelas memórias de materiais que lhes enchiam as carteiras da escola, decidiram lançar-se ao trabalho antes que todas as tipografias fechassem.»
«São impressos à antiga (em velhas máquinas Heidelberg), com caracteres de madeira e gravuras de chumbo e cheiram aos tempos em que não havia as impressoras modernas de agora.» “Não fazemos reimpressões de cadernos já esgotados, fazemos um novo com diferentes motivos na capa e na cor do papel”, explica Nuno Neves.
A Traga-Mundos disponibiliza neste momento os seguintes exemplares de Cadernos: milimétrico, lenha, toalha de mesa, caligrafia, bolacha – devidamente numerados em edição única...

Sem comentários:

Enviar um comentário