"As Artes Entre As Letras" n.º 355, 31jan24
Uma livraria e espaço especializado em Trás-os-Montes e Alto Douro. «Queremos construir uma referência quando se pensa na região, seus autores e cultura, vinhos e tradições, produtos e artesanato...» Um espaço de galeria de arte e onde se realizam diversos eventos: apresentações de livros, tertúlias, workshops, oficinas - ponto de partida também para passeios, visitas.
Como surgiu a
livraria Traga-Mundos e porquê o nome?
O desejo de ter uma livraria na «idade da reforma» era um projecto que eu acalentava há muito. Concretizou-se quando decidi reaproximar-me dos meus pais e família, na sua aldeia de Trás-os-Montes, e abri a porta na zona histórica de Vila Real em 2011. A livraria é um espaço temático sobre a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma região muito rica na sua geografia, gentes, natureza e culturas, desde as serras do Barroso ao planalto Mirandês, do Parque Natural de Montesinho ao Alto Douro Vinhateiro. Uma região de escritores e músicos, poetas e artesões; de mitologias populares, trastos e mafarricos, «almas penadas e diabos, bruxas e maus-olhados», moiras encantadas e maruxinhos. O nome evoca a obra “Senhor Ventura”, de Miguel Torga.
Para além dos livros, que mais se passa na Traga-Mundos?
A Traga-Mundos é uma livraria especializada em Trás-os-Montes e Alto Douro mas também um espaço onde se realizam diversos eventos: encontros, palestras, tertúlias, exposições, cinema, oficinas - desde o fabrico de velas artesanais ou pão, até à fotografia, à escrita ou às fanzines; sessões de degustação; provas e cursos de vinho; noite de jogos de tabuleiro.
Como tem sido a
relação da livraria com a cidade?
Ao longo de 12 anos de porta aberta e de múltiplas actividades, continuamos sem qualquer colaboração, articulação, apoio das entidades responsáveis pela cultura, turismo, fundações, comércio, empresas, imprensa, empreendorismo e afins. Significa também que somos independentes – sem compadrios, sem «capelinhas», nem clientismos partidários. Preferimos a acção de levar os livros pela região; levamos bancas de livros aonde podemos e para onde somos convidados: seminários, feiras, congressos, jornadas, escolas, teatros ou bibliotecas.
As pessoas mais
jovens são também leitoras ávidas?
De «avidez» de leitura anda o país e o mundo há muito em dita «crise»! Uma livraria é frequentada maioritariamente por pessoas que amam o Livro e a Leitura. Na realização mensal das tertúlias de leitura, e nas sessões de partilha de poesia, acolhemos diversos leitores onde se incluem bastantes jovens – o que nos permite consolidar uma perspectiva deveras optimista do futuro do Livro e da Leitura. Salientando que uma livraria oferece um espaço de leituras alternativas – como é o exemplo do jornal Mapa -, de cultura diversificada, plural, de diferentes perspectivas e opiniões, caleidoscópio de olhares e de correntes de sentimentos, de cidadania e saber pensar.
- Podes deixar-nos uma sugestão de literatura transmontana?
Na impossibilidade de nomear diversificadas obras e inúmeros autores, preferimos deixar o convite para visitarem a livraria traga_mundos e o «mundo maravilhoso» (Miguel Torga) que os acolherá: romances, poesia, fotografia, ciências sociais, estórias orais e infantis, história, teatro, etnografia, guias, arte, viticultura, banda-desenhada, património, botânica, monografias, gastronomia, em língua portuguesa, transmontana e an mirandés – Asterix, L Princepico, libro de bersos, etc.
TL – tertúlia de leituras
#71
dia 01
de Fevereiro de 2024, quinta-feira, pelas 21h00
[evento periódico, a repetir-se em todas as
primeiras quintas-feiras de cada mês]
na
livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal
tertúlia
de leituras traga_mundos
evento
periódico, a repetir-se em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês
evento presencial: NA LIVRARIA
[«À entrada da igreja batemos palmas como
manda o respeito. Nós não batemos nas portas como fazem os brancos. A porta é
já dentro, a casa começa no limite do quintal.» Mia Couto, “As Areais do
Imperador – livro dois – A Espada e a Azgaia”]
pretende-se um encontro informal de partilha do que andamos a ler: um jornal, um romance, um livro de poesia, uma revista, um trabalho de ciências, um blogue, uma tese de mestrado, uma edição de autor, um álbum de fotografia, uma obra antiga, etc.
não há livros recomendados, só partilhados, e não têm de vir preparados (não é uma apresentação)
participa – e convida um@ amig@ também...
[a livraria traga_mundos, ao longo de 2024, irá comemorar e evocar dois temas: os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral e os 50 anos de 25 de Abril. nos eventos de periodicidade mensal – na TL – tertúlia de leituras, a cada primeira quinta-feira do mês, e no + Poesia do Colectivo Penêdo, a cada terceira quinta-feira do mês – irão sempre incluir esta duas temáticas. outros eventos irão surgir ao longo do ano – que iremos divulgando]
antónio alberto alves
traga_mundos
na primeira quinta-feira de cada mês
António
Alberto Alves
Traga-Mundos
– livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua
Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28
2.ª,
3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103
113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK
"@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com
http://traga-mundos.blogspot.com/
| www.facebook.com/livrariatragamundos/
| www.instagram.com/traga_mundos_livraria/
próximos eventos:
- Abril, Maio,
Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro de 2023, Janeiro de
2024: exposição de colecção de artes da livraria traga_mundos [pintura,
desenho, fotografia, cianótipo, texto], na livraria Traga-Mundos, Vila Real,
Portugal;
- dia 15 de
Fevereiro de 2024, quinta-feira, pelas 21h00: + Poesia por Colectivo Penêdo #15,
na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se
em todas as terceiras quintas-feiras de cada mês]
- dia 7 de Março de
2024, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #72, na livraria
Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as
primeiras quintas-feiras de cada mês]
n.º 40 – Janeiro - Março 2024
«E eis-nos chegados ao MAPA #40, no ano em que o 25 de Abril faz 50. Um número que é um grito por um cessar-fogo na Palestina, onde a guerra, como sempre, se assemelha a um investimento. Mas que não esquece que, com a normalização das investidas policiais nas universidades, também por cá os tempos não são os melhores para as liberdades. Visitamos Chiapas – cuja experiência zapatista está, ao fim de 30 anos, em processo de alterar a sua estrutura de autogoverno – e Rojava, esta através dum olhar trans não binário. Em terrenos mais próximos, passamos pela Andaluzia na sua luta pela terra, por Covas do Barroso na sua oposição à mineração, por Contumil (Porto) no seu processo de gentrificação, e por Curral das Freiras (Madeira) no seu combate pelo território. Não faltam ainda entrevistas, incluindo a Solveig Nordlund, cineasta fundamental da filmografia de Abril, ao ressurgido Indymedia e a dois pontos onde podes encontrar o MAPA à venda [Livraria Aberta e Livraria Traga-Mundos]. Notícias também da Europa-Fortaleza, num tempo de cada vez maior utilização da Inteligência Artificial para fins repressivos que Joseph Weizenbaum parece ter previsto em 1976. Destaque central para o Vale dos Vencidos, livro de José Smith Vargas acabadinho de editar. Tudo isto com paragens para humor, literatura, cinema, poesia, ilustração, BD, ….»
Disponível na
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila
Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an
Bila Rial...
Nô Pensa CABRAL
AMÍLCAR Lopes da Costa CABRAL nasceu em Bafatá, Guiné Portuguesa, actual Guiné-Bissau, a 12 de Setembro de 1924, e foi morto na Guiné-Conacri, a 20 de Janeiro de 1973. Agrónomo, foi activista e líder político, escritor e pensador, da Guiné e Cabo Verde, África.
CABRAL ka murri
«se eu me for embora, se eu parar, se eu morrer, ou desaparecer, há gente aqui, neste Partido, que é capaz de andar com ele para a frente. Porque um homem que fez uma obra que só ele é capaz de continuar ainda não fez nada. Uma obra vale, na medida que é obra de muita gente.» Amílcar Cabral, “Nacionalismo e Cultura”
a livraria traga_mundos, ao longo de 2024, irá comemorar e evocar dois temas: os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral e os 50 anos de 25 de Abril. nos eventos de periodicidade mensal – na TL – tertúlia de leituras, a cada primeira quinta-feira do mês, e no + Poesia do Colectivo Penêdo, a cada terceira quinta-feira do mês – irão sempre incluir esta duas temáticas. outros eventos irão surgir ao longo do ano – que iremos divulgando.
Apresentação de “Pôr os Olhos no Caminho” de José Pinto
por Pedro
Eiras, com o autor
dia 27 de
Janeiro de 2024, sábado, 18h00
na
livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal
«O autor, a Editora
Nova Mymosa e a Livraria Traga-Mundos têm o prazer de convidar para a conversa
em torno do livro “Pôr os Olhos no Caminho” de José Pinto. O livro foi escrito
durante a pandemia, depois do regresso de Cabo Verde a Portugal, na fronteira entre
memória e esperança. Pedro Eiras fará o prelúdio deste momento, que conta com
uma performance poética do livro pelo autor com Márcia C. Brito. E como a
vontade é de que seja bonita a festa, manda dizer o livreiro: traz outro amigo
e amiga também.» o autor
António
Alberto Alves
Traga-Mundos
– livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua
Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28
2.ª,
3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103
113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK
"@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com
http://traga-mundos.blogspot.com/ | www.facebook.com/livrariatragamundos/ | www.instagram.com/traga_mundos_livraria/
próximos eventos:
- Abril, Maio,
Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro de 2023, Janeiro de
2024: exposição de colecção de artes da livraria traga_mundos [pintura,
desenho, fotografia, cianótipo, texto], na livraria Traga-Mundos, Vila Real,
Portugal;
- dia 20 de Janeiro
de 2024, sábado: evocar Amílcar Cabral na livraria Traga-Mundos, Vila Real,
Portugal;
- 27 de Janeiro de
2024, sábado, pelas 18h00: apresentação de “Pôr os Olhos no Caminho” de José
Pinto, na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 1 de Fevereiro
de 2024, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #71, na livraria
Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as
primeiras quintas-feiras de cada mês]
- dia 15 de
Fevereiro de 2024, quinta-feira, pelas 21h00: + Poesia por Colectivo Penêdo #15,
na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se
em todas as terceiras quintas-feiras de cada mês]
«Número redondo.
Trezentas edições de A Batalha publicadas desde 1974, quando um grupo de velhos
militantes da CGT se juntou a uma nova geração para voltar a pôr de pé o
histórico título do anarquismo em Portugal. Número redondo que sai para as
bancas no preciso dia em que lembramos os redondos 90 anos do movimento
insurreccional de 1934. Nesta edição, dedicamos especial atenção ao 18 de
Janeiro, com um artigo de Hermínio de Freitas Nunes sobre a história do
operariado vidreiro da Marinha Grande e uma breve genealogia da lenta, mas
decidida organização do patronato, que acabou por dar o golpe de misericórdia
no sindicalismo livre com a criação do modelo corporativista. Mas não só de
velhas insurreições é feita esta edição de A Batalha. Traçamos um retrato da
vida militante de Alfredo Bonanno, que morreu no final do ano passado, e
através dele procuramos compreender o significado ético da sua insurreição de
conduta.
Destaca-se, também,
uma importante entrevista do CrimethInc. a Jonathan Pollak, antigo activista
dos Anarchists Against the Wall, sobre a resistência palestiniana e a
normalização de dispositivos extra-judiciais na punição de dissidentes à
máquina de guerra colonial do Estado israelita. Por cá, o colectivo Vozes de
Dentro foi um dos organizadores de manifestações de apoio a pessoas presas em
Lisboa e Coimbra no dia 31 de Dezembro. Juntamos o seu testemunho sobre os acontecimentos
desse dia, que resultou na detenção de um manifestante e na agressão de um
jornalista, em mais um exemplo da naturalização da violência policial que ficou
ostensivamente demonstrada ao longo do último ano.
Entre o aparato securitário neo-liberal, que já se vislumbra também na Argentina, com Milei, receitas antropofágicas, um retrato à la minuta de Schiele, a reabertura do debate em torno do identitarismo e o regresso da Subida da Rampa do Vale de Santo António, eis o número 300 de A Batalha a abrir 2024, ano em que celebramos os 50 anos do ressurgimento do nosso jornal. Mas mais sobre isso depois da gritaria e da canícula.»
Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
+ POESIA por Colectivo Penêdo #14
dia 18 de Janeiro de 2024, quinta-feira,
pelas 21h00
[evento periódico, a repetir-se em todas as terceiras
quintas-feiras de cada mês]
na livraria Traga-Mundos, Vila Real,
Portugal
«O coletivo Penedo volta em 2024 com as sessões mais poéticas para cá do Marão. Dia 18 de janeiro, venha, junto de poetas e ditores de poesia, trazer os seus livros e ler, em voz bem alta e soante, os versos quentes que, nestes dias de Inverno, tanta falta fazem.» Miguel Batalha
[como todos os dias são dias de POESIA, vem partilhar palavras em poesia: trás os livros e poesias dos teus autores preferidos – ou de vossa autoria – e vem dizer e ouvir por outros adoradores de palavras em rima ou livremente, em partilhas]
António Alberto
Alves
Traga-Mundos
– livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua
Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28
2.ª,
3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103
113 | 935 157 323 | @gmail.com"traga.mundosHYPERLINK
"@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"1HYPERLINK "@gmail.com%22traga.mundos1@gmail.com"@gmail.com
http://traga-mundos.blogspot.com/
| www.facebook.com/livrariatragamundos/
| www.instagram.com/traga_mundos_livraria/
próximos eventos:
- Abril, Maio,
Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro de 2023, Janeiro de
2024: exposição de colecção de artes da livraria traga_mundos [pintura,
desenho, fotografia, cianótipo, texto], na livraria Traga-Mundos, Vila Real,
Portugal;
- dia 20 de Janeiro
de 2024, sábado: evocar Amílcar Cabral na livraria Traga-Mundos, Vila Real,
Portugal;
- 27 de Janeiro de
2024, sábado, pelas 18h00: apresentação de “Pôr os Olhos no Caminho” de José
Pinto, na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal;
- dia 1 de Fevereiro
de 2024, quinta-feira, pelas 21h00: TL – tertúlia de leituras #71, na livraria
Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se em todas as
primeiras quintas-feiras de cada mês]
- dia 15 de
Fevereiro de 2024, quinta-feira, pelas 21h00: + Poesia por Colectivo Penêdo #15,
na livraria Traga-Mundos, Vila Real, Portugal; [evento periódico, a repetir-se
em todas as terceiras quintas-feiras de cada mês]