“A Linha do
Tua (1851-2008)” Hugo Silveira Pereira (coordenação de edição)
A linha do
Tua esteve em operação por mais de 120 anos no caso do troço entre Foz-Tua
e Mirandela e por pouco menos de 90 na secção de Mirandela a Bragança. a
exploração deste caminho-de-ferro foi marcada por diversas alterações e
mudanças, ao nível do material circulante, das instalações fixas e até da
própria gestão - em meados do século XX a linha deixa de ser gerida pela
Companhia Nacional e passa para as mãos da CP.
O seu impacto foi também marcante, a nível económico, demográfico, urbanístico,
paisagístico e cultural. Apesar de tudo isto, a linha do Tua entrou em
decadência em consequência das suas próprias características, da falta de
investimento e, acima de tudo, da evolução do sistema de mobilidade rodoviária
da região.
A consequência mais imediata e sonante foi o encerramento da linha de Bragança
em 1992. Em 2008, após vários acidentes na via, a operação é reduzida para as
estações em torno de Mirandela, exploradas pelo serviço de metropolitano local,
promovido pela autarquia de Mirandela.
Pelo meio ficaram as expectativas de outra conexão à rede ferroviária nacional,
pela ligação de Foz-Tua a Viseu, que chegou a ser projectada e adjudicada nos
anos trinta do século XX, mas que nunca chegou a ser construída, gorando-se uma
oportunidade sistémica que porventura poderia ter tido impacto na geografia
regional das Beiras e Trás-os-Montes.
Disponível
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila
Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an
Bila Rial...
[também disponíveis os
seguintes títulos: “A Linha do Tua” e “Sabor – Mamoré, Viagem de Comboio Sobre
o Mar” de Duarte Belo, “A Linha do Vale do Sabor – Um Caminho-de-Ferro Raiano
do Pocinho a Zamora” coordenação Carlos d’Abreu]
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