quinta-feira, 2 de março de 2017

Novo atlas da Língua Portuguesa


“Novo Atlas da Língua Portuguesa | New Atlas of the Portuguese Language” de Luís Antero Reto, Fernando Luís Machado, José Paulo Esperança

O "Novo Atlas da Língua Portuguesa" constitui-se como um contributo de excelência para a afirmação do valor e potencial de um património único, numa abordagem multidisciplinar e integradora, espelho de uma realidade multiforme e dinâmica, recriada a todo o espaço e momento por todos os seus falantes. Este é um atlas que numa linguagem apelativa e magnificamente ilustrado apresenta a língua portuguesa sobre os mais diferentes prismas: - A História e o Futuro da Língua Portuguesa; - Geografia e Demografia da Língua Portuguesa; - O Ensino do Português no Mundo; - Posição Geoestratégica e Expressão Económica dos Países de Língua Portuguesa; - Português, Língua de Negócios; - A Língua Portuguesa e a Mobilidade Humana; - Língua como Património Comum. Unidade e Diversidade; - Cultura, Artes e Ciência; - Personalidades dos Países de Língua Portuguesa; - A Língua Portuguesa na Net. Edição bilingue (Português e Inglês).


«O Atlas, da autoria do reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Luís Antero Reto, e dos professores, também do ISCTE-IUL, Fernando Luís Machado e José Paulo Esperança, é apoiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiro e tem uma edição bilingue (português/inglês).

O livro, com dez capítulos, apresenta informação atualizada sobre muitos aspetos da expressão global da língua portuguesa, nomeadamente o número de falantes atuais de português, 263 milhões em 2015, e a sua projeção de cerca de 490 milhões até 2100, sendo que, já em 2050, deverão ser quase 390 milhões. Uma língua global, a única sem fronteiras terrestres.
É descrito um panorama muito amplo sobre o ensino do português no mundo, onde, para além do trabalho feito pelo Camões, I.P., com 68 226 alunos no Básico e Secundário e 89 145 no Superior, e pela Rede Brasil Cultural, se destacam os casos dos Estados Unidos e da China, pela importância estratégica dessas duas nações.

Por outro lado, para além de dados sobre as populações dos países de língua portuguesa, é também fornecida informação desagregada relativa às várias diásporas e aos múltiplos crioulos com base no português.

O Atlas contempla um vasto conjunto de indicadores geográficos, económicos, financeiros, comerciais, de mobilidade humana e de inserção geoestratégica nas várias organizações internacionais dos países membros da nossa comunidade linguística.
É também dado destaque a indicadores das áreas da cultura e das indústrias criativas e da ciência.

O livro inclui ainda textos de escritores dos oito países de língua portuguesa, em que é bem visível a diversidade de apropriações da mesma por cada uma das nações, mas, também, a sua grande unidade.» [Instituto Camões]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário