quarta-feira, 1 de março de 2017

Cantigas medievais galego-portuguesas - corpus integral profano


“Cantigas Medievais Galego-Portuguesas – corpus integral profano” 2 volumes, Graça Videira Lopes (ed. coord.)

«Esta obra reúne pela primeira vez em livro o corpus integral das cerca de 1680 cantigas medievais galego-portuguesas profanas, compostas e cantadas por trovadores e jograis nas cortes reais e senhoriais ibéricas entre meados do século XII e meados do século XIV, e que chegaram até aos nossos dias, numa edição realizada a partir de uma nova leitura dos manuscritos que as preservaram.

À edição das cantigas, acompanhada de uma breve informação sobre cada uma delas, junta-se ainda a edição da chamada Arte de trovar, o pequeno tratado de poética trovadoresca que abre o Cancioneiro da Biblioteca Nacional, bem como um conjunto de anexos, entre os quais se destaca uma seleção da música trovadoresca sobrevivente, quer a original, de Martim Codax e de D. Dinis, quer a que toma de empréstimo melodias provençais e francesas da época, ou seja, os contrafacta.

Completa-se com esta obra uma importante vertente do projeto Littera, edição, atualização e preservação do património literário medieval português, sediado no IEM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, do qual resultou a base de dados online Cantigas medievais galego-portuguesas. A que acresce, no que diz respeito aos contrafacta, o projeto Modelos e variações: a lírica medieval ibérica na Europa dos trovadores, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido por uma equipa conjunta do IEM e do CESEM.

À edição eletrónica das cantigas junta-se agora a sua edição impressa, um instrumento complementar que procura responder ao objetivo pragmático de facilitar a leitura, a consulta, o ensino ou a investigação em torno deste importante património cultural ibérico, e a um objetivo simbólico não menos importante: o de reunir em livro, em leitura crítica unificada, a totalidade das cantigas dos trovadores e jograis que nos foram transmitidas pelos cancioneiros.


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...»

Sem comentários:

Enviar um comentário