quinta-feira, 24 de julho de 2014

Terra Fria Terra Quente

“Terra Fria Terra Quente” de Maria José Corrêa Pinto

«Maria José Corrêa Pinto ter-se-á inspirado, sem dúvida, nas suas recordações de outrora (a capa mostra uma família, a sua decerto, a sugerir esse reencontro com o passado).
Tem feito em Cascais a sua vida profissional (exerceu as funções de conservadora do Museu-Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães), mas – tal como tantos outros que, em meados do século passado, demandaram estas paragens – Maria José Corrêa Pinto auscultou agora – e acarinhou – esse eco de um antigo viver. E só quem não conhece Trás-os-Montes, as suas gentes hospitaleiras de antes quebrar que torcer, as suas solitárias paisagens (ah! os verdejantes lameiros, os soutos em flor, o crocitar dos corvos, a impertinente algazarra dos estorninhos logo pela manhã…), só quem lá alguma vez não viveu é que pode admirar-se de que possa falar-se com propriedade de um “génio transmontano”!
Dessa epopeia, ainda que familiar, tratará o livro. Tenho de o ler!» José d’Encarnação, blogue Notas & Comentários

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário