quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pinturas Rupestres de Trás-os-Montes e Alto Douro



“Abrigos Com Pinturas Rupestres de Trás-os-Montes e Alto Douro: Pala Pinta, Pena Róias e Cachão da Rapa” de Luísa Teixeira

A presente obra corresponde ao estudo de três abrigos rupestres, localizados em Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo como objecto de análise aspectos da paisagem em que estes se inserem, os signos e os testemunhos da cultura material neles encontrados.
As pinturas rupestres são um dos testemunhos das actividades individuais e/ou colectivas ali desenvolvidas, revelando aspectos da vida das comunidades que as produziram, designadamente das suas possíveis crenças religiosas.
Entender algumas das relações das comunidades humanas pretéritas com estes lugares, ajuda-nos a perceber certos comportamentos perante a Natureza.

Luísa Teixeira nasceu em 1983, na vila de Alijó. Passou a sua infância e adolescência, na aldeia vinhateira Póvoa do Douro. Após concluir o ensino secundário, ingressou na Força Aérea Portuguesa, onde prestou serviço, durante 6 anos e meio. Foi louvada e condecorada com a medalha de Comportamento Exemplar, Grau Cobre. Licenciada em Antropologia e Mestre em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós graduada em Criminologia, em Antropologia Biológica e Forense e em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante. Participou em diversas escavações arqueológicas. Foi co-responsável no Projeto de Investigação – PNTA/2010 – Antropização de espaços-formas de adaptação dos recursos naturais e continuidade das ocupações humanas na Pré e Proto-História na Estremadura (Portugal).

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário