sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Padre Avelino (1914-2011) - memórias

“Pe. Avelino – Memórias do pároco de S. Martinho” Maria da Assunção Anes Morais (org.)

A obra reúne sessenta e três testemunhos de pessoas e amigos que privaram ou não com Pe. Avelino da Silva (1914-2011). Os textos são de uma riqueza variada quer quanto ao estilo, quer quanto às várias facetas do pároco de S. Martinho: o padre, o amigo, o vizinho, o adepto do Sport Clube de Vila Real, o caçador, o torguiano. 

«Após o lançamento da obra “Entre Quem É!” da mesma autora sobre as tradições transmontanas na diarística torguiana, o livro “Pe. Avelino” representa uma homenagem a um homem e a um sacerdote, que se destacou em termos de valores e de carácter tipicamente transmontanos.
Esta homenagem, organizada por Assunção Anes Morais, reúne mais de 60 contributos, nas mais diversas formas, vindos tanto do mundo académico, estudiosos de Miguel Torga, como daqueles que, com o Pe. Avelino (1914-2011), partilharam a vida em S. Martinho de Anta, em Vila Real, em Chaves e em tantos outros locais.
Pe. Avelino Augusto da Silva, natural de S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, era conterrâneo de Miguel Torga, de quem foi, também, vizinho, amigo e companheiro de caça. Pe. Avelino foi um assíduo visitante da cidade de Chaves, nomeadamente, quando fazia tratamentos nas termas flavienses e nas inúmeras visitas aos seus amigos.
(...)
a autora, Maria da Assunção Anes Morais, salientou os motivos que a levaram a realizar este tributo, contactando diversas pessoas de vários quadrantes: sociais, religiosos, profissionais, académicos, etc. Destacou ainda a longevidade de Pe. Avelino (1914-2011) com “lucidez, com memória e com poesia”.» [Diário Atual]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

1 comentário: