quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Testemunho vintage

“Vintage Para Uma Vida” de Artur Vaz

Este quase romance, como o próprio narrador, quase no seu final, acaba por confessar, é um pouco sobre si mesmo; o ouvido e pesquisado, da vida dos seus pais, avós e bisavós; mas contendo ainda a perspetiva de um olhar, construído com algum estudo e reflexão, sobre as vicissitudes maiores por que haviam passado ao longo do último século e meio a sua Quinta e o próprio Alto Douro. Vinhedos e Território por si tão amados e sempre enaltecidos.
Com o epicentro da ação em Santa Marta de Penaguião, o palco estende-se, inevitavelmente, a toda a região e à própria cidade do Porto. Ficcionando com a quinta, e com os seus sucessivos
proprietários e as suas vivências pessoais. Trazendo a história à liça, sempre que a propósito, com um só objetivo, em que autor e leitores podem perfeitamente irmanar-se, seguindo a feliz sugestão de Manuel Mendes: «E o Douro merece toda a nossa querença, com quanto esta palavra encerra ao mesmo tempo querer de vontade e querer de amor.»

Artur João Lourenço Vaz nasceu a 5 de Março de 1949, na aldeia de Pinelo, concelho de Vimioso, distrito de Bragança. Casado e pai de dois filhos, tem vivido sobretudo pelo Alto Douro (Santa Marta de Penaguião e Vila Real).
Alferes miliciano em Angola, de Junho de 1972 a Agosto de 1974. Licenciado em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, exerceu como Professor do Ensino Preparatório durante dez anos, tendo sido também Orientador Pedagógico, durante quatro.
Em Dezembro de 1985 é eleito Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, mandato que, reeleito duas vezes, assegurou até 1995. Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos anos de 1993 a 1995. Nomeado Governador Civil do Distrito de Vila Real, em 18 de Novembro de 1995, cumpriu essas funções até 30 de Abril de 2002.
Nos últimos anos tem-se dedicado à atividade privada, participando na gestão de uma pequena empresa de inspeção e consultadoria na área do gás, em Vila Real.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário