quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O Seringador - 149.º ano

“O Seringador T” reportório crítico-jocoso e prognóstico diário para 2014 (e 149.º ano da sua publicação) fundado por João Manuel Fernandes de Magalhães

Título: O Seringador T 2014
Autor: s/ autor
ISBN: 978-972-48-1893-1
Data da Publicação: Almanaque Anual
Formato: 16x23
Tipo de Publicação: Brochura
Nº de Volumes: 1
Páginas: 32
Peso: 100 gr.

Almanaque de grande tradição, muito ligado à agricultura e à astrologia na sua vertente relativa às condições climáticas relevantes para as actividades humanas. Muito completo na elencagem das feiras e mercados do país, bem como nas datas associadas a eventos de utilidade  pública. Em jeito de editorial, apresenta o "Juizo do Ano" e termina com o espaço habitual de entrevista bem humorada. De realçar a importância dada à dita "Cultura", com um espaço de poesia logo na capa.
À venda nas boas livrarias [Coisas Avulso]

Segundo as previsões do almanaque “O Seringador”, em 2014, “devemos precaver-nos” contra “roubalheiras medonhas” com “um alentado varapau”. Produzido pela Lello Editores, em Baguim do Monte, há século e meio o anual é hoje a mais antiga publicação regular feita em Portugal.
O almanaque “O Seringador” chegou à Lello Editores há três décadas, mas conta já com 149 anos de história. É, segundo a enciclopédia da Verbo, a mais antiga publicação regular feita em Portugal, sem nunca ter sido interrompida e, apesar de portuense, passou a ser produzida em Baguim do Monte, desde 2009.

Para 2014, o anual prevê uma primavera “húmida”, um verão “quente”, um outono “temperado” e um inverno “não muito frio”. José Manuel Lello, diretor da Lello Editores, a quem foi atribuída a responsabilidade de editar “O Seringador” há 30 anos, explica o objetivo do almanaque dado às artes da sátira: “É um livreto com informações úteis sobre as feiras, calendários, santos, dias, feriados e que tem também conselhos úteis para a agricultura e outras informações”, refere, sem esquecer “a parte dedicada aos versos críticos e anedotas”.


Autocaracterizado como “reportório crítico-jocoso e prognóstico diário para 2014”, “O Seringador” prevê ainda que no decorrer do ano os portugueses irão assistir a “roubalheiras medonhas” e aconselha por isso, no “juízo do ano”, “um alentado varapau para conter aqueles que se apropinquem para nos assaltar”. José Lello garante o “critério científico” das previsões, feitas com base nos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. 

No total são cinco pessoas diretamente envolvidas na produção do almanaque, que “exige um trabalho de revisão muito apurado para evitar erros e enganos”, diz o diretor da Lello Editores, em entrevista ao Vivacidade.

“O Seringador” é habitualmente lançado em julho e vendido até março, “principalmente desde Bragança até Leiria, onde é mais conhecido”, afirma José Lello. [O Vivacidade]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...


Sem comentários:

Enviar um comentário