terça-feira, 1 de outubro de 2013

Poesia por longas noites de insónia

“Fulgurações do Silêncio” de António de Moraes Machado

«Estes poemas resultaram de desesperadas tentativas para superar situações de angústia e estados de agitação e confusão, geradores de profundos padecimentos que me martirizavam, progressivamente, em longas noites de insónia.
Tentar lateralizar, afastar, e guardar, no subconsciente, a dor surda que dilacera a alma, pela perda de entes-queridos que fazem parte integrante do percurso e experiência vivencial e afetiva, exige um esforço titânico de procura que se prolonga por dias e meses e anos, por toda a vida.»

António Guilherme de Sá de Moraes Machado nasceu a 10 de Novembro de 1935, na Vila de Mogadouro. Fez a instrução primária em Mogadouro. Fez o curso liceal em Bragança e no Porto. Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Especialista em Pediatria pela Ordem dos Médicos. Médico Efectivo dos Serviços Médico-Sociais. Médico do Dispensário Materno-infantil do Foz do Sousa. Médico Especialista do HSA. Presidente da Comissão Instaladora da Creche e Infantário do HSA. Revisor do Protocolo Nacional de Revisão e Utilização Hospitalar. Presidente da Comissão de Humanização do HSA. Professor Auxiliar Convidado do ICBAS. Coordenador do Ensino-Graduado para a Pediatria no Projecto Social do Banco Mundial para a Guiné-Bissau. Coordenador de inúmeras Conferências e Palestras subordindas a temas como Alimentação e Cuidados Primários Pediátricos. Co-autor de mais de duas dezenas de trabalhos ligados à Medicina. Galardoado com o prémio Doutor Raul Figueiredo (em cooperação com Margarida Guedes, Célia Madaleno e Dulce Oliveira), pelo trabalho “Gravidez não vigiada, que risco infeccioso no recém-nascido”. Co-fundador da Liga dos Amigos do HSA. Membro da Comissão Cultural do HSA. Co-fundador da Clínica Pediátrica do Porto. Galardoado com a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa. Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro. Presidente da Associação de Municípios do Douro Superior.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

1 comentário:

  1. Meu querido amigo: finalmente encontrei-te, rapaz do meu tempo com um percurso brilhante. Um abraço amigo Fernando Chiotte .

    ResponderEliminar