quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tamborileiros tradicionais


TAMBORILEIROS DA RAIA
Constantim / Moveros
Trás-os-Montes / Aliste

Gravação: Anos 70 do Séc. XX (Virgílio Cristal, 1985, e Ángel González Fernández, 1976)
Local de Gravação: Constantim/Moveros
Ano de Edição: 2008

Numa foto da autoria de Ernesto Veiga de Oliveira, obtida em meados dos anos 60 do século passado, durante a romaria internacional consagrada a Nossa Senhora da Luz, que se realiza no alto de uma colina que se reparte entre as terras luso-mirandesas de Constantim e as leoneso-alistanas de Moveros, podem ver-se alguns tocadores de flautas pastoris em animado convívio. Trata-se, de facto, de uma das mais singulares reuniões festivas na área raiana do Planalto Mirandês, suscitando uma ampla adesão das gentes de ambos os lados de uma fronteira que nunca impediu as pessoas de comunicarem entre si ao longo dos tempos, partilhando experiências de vida e saberes com um fundo cultural comum. No entanto, as ocasiões de confraternização entre os populares tamborileiros mirandeses e os não menos populares tamboriteros alistanos também ocorriam noutros tempos festivos espalhados ao longo do ano, nomeadamente aquando das respectivas festas patronais locais, como sucedia entre as gentes das comunidades rurais de Constantim e de Moveros. Ainda hoje os mais idosos residentes da aldeia de Constantim se recordam das frequentes aparições de um tamborileiro de Moveros, Ángel González Fernández, popularmente conhecido por Tio Paris, que invariavelmente se encontrava na entrada da aldeia com o também tamborileiro Virgílio Augusto Cristal que, por sua vez, também em Moveros é ainda recordado pelas suas visitas e encontros com o tamborileiro alistano.
Acreditamos que mais do que constatar características integradoras de um fundo cultural comum importará avançar no sentido de compreender a evolução diferenciadora dos repertórios que partilharam as mesmas raízes culturais, porventura a melhor forma de se conhecerem os mecanismos da mudança. Nesse sentido, a nossa proposta enquadra o “confronto” entre espécimes executados em contextos de proximidade e de comunicação mútua, de um modo geral coincidindo em usos e funcionalidades, como sucedeu com Virgílio Augusto Cristal e Ángel González Fernández.

Reportório

Virgílio Cristal (Constantim)

01. Redondo 
02. Alvorada 
03. Vinte e Cinco Aberto
04. Passacalhes
05. Ofícios
06. Canedo
07. Mirandum
08. Madrugada

Ángel González Fernández, dito Tio Paris (Moveros)

09. Tengo Cinco Duros
10. La Montarazza
11. Jota Alistana
12. La Alboreada
13. Manolo Mio
14. Adelaida
15. Toque de Procesión
16. La Marcha Real 1:35

Todos os temas são tradicionais.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também disponíveis, da colecção Tamborileiros Tradicionais, o título: “Ângelo Ribas, Tamborileiro de Freixiosa, Miranda do Douro”]

Sem comentários:

Enviar um comentário