TAMBORILEIROS DA RAIA
Constantim / Moveros
Trás-os-Montes / Aliste
Gravação: Anos 70 do Séc. XX (Virgílio Cristal, 1985, e Ángel González
Fernández, 1976)
Local de Gravação: Constantim/Moveros
Ano de Edição: 2008
Numa
foto da autoria de Ernesto Veiga de Oliveira, obtida em meados dos anos 60 do
século passado, durante a romaria internacional consagrada a Nossa Senhora da
Luz, que se realiza no alto de uma colina que se reparte entre as terras
luso-mirandesas de Constantim e as leoneso-alistanas de Moveros, podem ver-se
alguns tocadores de flautas pastoris em animado convívio. Trata-se, de facto,
de uma das mais singulares reuniões festivas na área raiana do Planalto
Mirandês, suscitando uma ampla adesão das gentes de ambos os lados de uma
fronteira que nunca impediu as pessoas de comunicarem entre si ao longo dos
tempos, partilhando experiências de vida e saberes com um fundo cultural comum.
No entanto, as ocasiões de confraternização entre os populares tamborileiros
mirandeses e os não menos populares tamboriteros alistanos também ocorriam
noutros tempos festivos espalhados ao longo do ano, nomeadamente aquando das
respectivas festas patronais locais, como sucedia entre as gentes das
comunidades rurais de Constantim e de Moveros. Ainda hoje os mais idosos
residentes da aldeia de Constantim se recordam das frequentes aparições de um
tamborileiro de Moveros, Ángel González Fernández, popularmente conhecido por
Tio Paris, que invariavelmente se encontrava na entrada da aldeia com o também
tamborileiro Virgílio Augusto Cristal que, por sua vez, também em Moveros é
ainda recordado pelas suas visitas e encontros com o tamborileiro alistano.
Acreditamos que
mais do que constatar características integradoras de um fundo cultural comum
importará avançar no sentido de compreender a evolução diferenciadora dos
repertórios que partilharam as mesmas raízes culturais, porventura a melhor
forma de se conhecerem os mecanismos da mudança. Nesse sentido, a nossa
proposta enquadra o “confronto” entre espécimes executados em contextos de
proximidade e de comunicação mútua, de um modo geral coincidindo em usos e
funcionalidades, como sucedeu com Virgílio Augusto Cristal e Ángel González
Fernández.
Reportório
Virgílio
Cristal (Constantim)
01. Redondo
02.
Alvorada
03. Vinte e Cinco Aberto
04. Passacalhes
05. Ofícios
06. Canedo
07. Mirandum
08. Madrugada
Ángel González Fernández, dito Tio Paris (Moveros)
09. Tengo Cinco Duros
10. La Montarazza
11. Jota Alistana
12. La Alboreada
13. Manolo Mio
14. Adelaida
15. Toque de Procesión
16. La Marcha Real 1:35
Todos os temas são tradicionais.
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Freixiosa, Miranda do Douro”]
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