quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Guarda-Rios


“O Guarda-Rios” Cristina Valadas (desenhos) + Eugénio Roda (texto)

O projecto "Pintar o Verde com letras" resulta de uma iniciativa da Direcção Geral de Cultura do Norte, que lançou a um conjunto de escritores e ilustradores o desfio de criarem histórias que tivessem algumas áreas protegidas do nosso país como lugares de inspiração e os seus habitantes, a sua fauna e flora como personagens. Aceite o desafio, os artistas constituíram-se em pares escritor/ilustrador e, percorrendo alguns dos lugares do nosso país, recolheram as impressões, experiências e conhecimentos que estão na base de oito textos que constituem esta colecção. 
A paisagem do Douro Vinhateiro é o cenário onde se desenrola esta história. Escrita de uma forma poética por Eugénio Roda, a personagem principal é um guarda-rios que observa os tons que cada estação do ano confere ao Douro Vinhateiro.

"E aninhado, o guarda-rios pensava ser guarda-vinhas, | Treinava chilreios de vindimar. | E o rio ria ao passar: vendi mar ou vim do mar?"

«Escrito numa prosa muito próxima da poética e num registo sensorial, pontuado não raras vezes, pela sinestesia, pela metáfora, pela antítese e pelos jogos fonéticos e semânticos, este livro convida a uma viagem na natureza. A ficcionalização e a recriação pictórica das paisagens, das cores, dos cheiros e dos ruídos do Douro deram, assim, origem a um atraente objecto estético.» | Sara Reis da Silva [Gulbenkian, Casa da Leitura]


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também disponíveis, da colecção, os títulos: “A Cabra Imigrante” Manuel Jorge Marmelo (texto) Miguel Macho (ilustração), “Lamas de Olo, Avenida da Europa” António Mota escreveu Elsa Navarro ilustrou, “Trocas e Baldrocas ou com a natureza não se brinca” uma história de A.M. Pires Cabral com ilustrações de Paulo Araújo, “são salvador do mundo” texto valter hugo mãe, ilustração rui effe]

Sem comentários:

Enviar um comentário