quinta-feira, 13 de outubro de 2022

História da Galiza

 


“História da Galiza” de Ramón Villares

 

«Nação-cultura. Assim a define o historiador. “Uma forma que voa”, escrevia Álvaro Cunqueiro em 1931. “Luz e cultura de Ocidente”, em palavras de Ramón Otero Pedrayo.  A primeira edição deste livro, em língua galega, é de 1984. Desde então, não só foi traduzido para vários idiomas, como também foi submetido a várias revisões, ensaios e complementos, para não só satisfazer leitores galegos, mas também para convertê-lo em referência fundamental para se compreender uma realidade social, cultural e política que, praticamente, desde as suas origens, faz parte da Europa e participa, de modo relevante na história da Espanha, embora, para muitos, continue sendo uma grande desconhecida.

Ramón Villares (Cazás, Lugo, 1951) é professor catedrático de História da Universidade de Santiago de Compostela e, na atualidade, presidente do Consello da Cultura Galega. Membro da Real Academia Galega, sua obra abarca aspectos muito diversos, embora preferencialmente orientados para a compreensão do mundo contemporâneo. Foi membro fundador e presidente da Asociación Española de Historia Contemporánea entre os anos 1996 e 2002.»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário