domingo, 18 de julho de 2021

Geografia da Memória - an mirandés

 


“LhuçMiranda – Geografia da Memória” texto Carlos Ferreira, fotografia Luís Cangueiro

 

SINOPSE | “Tal como outras regiões, Miranda tem particularidades bem reconhecíveis, geográficas, folclóricas, gastronómicas, de trajo; a diferença é que tem também, como nenhuma outra região portuguesa, uma língua própria, que em 1999 mereceu o devido reconhecimento enquanto língua nacional. As Terras de Miranda não representam apenas o Portugal que dizemos «profundo», mas ainda, na fala e na escrita, um Portugal histórico, raiano, ibérico, ou não fosse o mirandês afim de línguas de épocas anteriores, e de reinos anteriores, ao Portugal e Espanha que hoje conhecemos.

Esta «geografia da memória», dos mirandeses Carlos Ferreira e Luís Cangueiro, com fotografias do concelho de Miranda das décadas de 1960 e 70, faz parte dessa militância. Publicada numa data que, não sendo redonda, é significativa (os quase quinhentos anos de elevação de Miranda do Douro a cidade), serve a quem se lembra e a quem não se lembra. Porque nestas imagens, textos e evocações, o que aconteceu há pouco tende ao apagamento, e o que vem de longe continua através dos tempos.”

Excerto do prefácio do livro "LHUÇMIRANDA - Geografia da Memória" por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa.

 Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

[também disponível uma diversificada oferta de obras an mirandés: romance, contos, poesia, infanto-juvenil, banda-desenhada, estudos, fotografia, etc.]

Sem comentários:

Enviar um comentário